O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, foi homenageado, nesta terça-feira (17), por representantes de diversos segmentos culturais da capital. O grupo destacou o trabalho realizado pela gestão municipal em prol da cultura, através da Fundação Garibaldi Brasil (FGB).
Segundo os representantes, a administração atual tem se mostrado diferenciada ao reconhecer e valorizar iniciativas culturais, como quadrilhas, bandas e fanfarras. Durante o encontro, o prefeito expressou sua satisfação com o reconhecimento e reforçou o compromisso com o setor cultural.
“Não é sempre que a gente recebe reconhecimento pelo trabalho. E eu estou feliz de poder receber o reconhecimento de um segmento da sociedade, que normalmente procura trazer alegria para a sociedade. Sejam as quadrilhas, sejam os DJs, sejam as bandas e fanfarras, enfim, todos que fazem cultura”, destacou o prefeito.
O gestor informou ainda, o aumento expressivo no orçamento destinado à cultura em sua administração, que passou de R$ 300 mil para R$ 2 milhões por ano. Além disso, o prefeito anunciou novas iniciativas para o setor, incluindo a aquisição de um ônibus de dois andares para facilitar o transporte de artistas e equipes para eventos em outras cidades e estados do país.
“A gente sabe que, muitas vezes, eles precisam trocar experiências ou participar de alguns eventos nacionais, e que as dificuldades são muito grandes, porque os custos são muito altos. E a prefeitura, tendo o seu transporte, não tenho dúvida nenhuma que vai dar muito mais oportunidade de eles participarem, muito mais.”
Durante a homenagem, foi ressaltado o impacto positivo das políticas culturais da prefeitura, que têm promovido inclusão e diversidade, fortalecendo o desenvolvimento artístico e cultural em Rio Branco. O ato simbolizou o agradecimento dos fazedores de cultura pelas entregas realizadas ao longo dos últimos quatro anos.
O presidente da Associação de Homossexuais do Acre Germano Marino destacou que hoje foi um dia de agradecimento.
“Gratidão por todas as entregas que o prefeito fez nesse primeiro mandato que ele realizou à frente da Prefeitura Municipal de Rio Branco. Para isso veio o segmento de várias pessoas que fazem cultura? Veio segmento do Carnaval, segmento de fanfarra, segmento das quadrilhas juninas, segmento movimento LGBT, que veio aqui, além dos DJs também, que pela primeira vez foram reconhecidos pela administração pública, através da cultura.”