quarta-feira, 25 dezembro, 2024
31.3 C
Rio Branco

Com apoio do Sebrae, Encontro do Fórum Acreano de Economia Solidária reuniu empreendedores nesta segunda

Cerca de 200 empreendedores se reuniram nesta segunda-feira, 16 de dezembro, para o Encontro do Fórum Acreano de Economia Solidária. O evento aconteceu na sede do Sebrae, em Rio Branco, sendo um espaço de diálogo e troca de experiências sobre práticas de economia solidária no estado do Acre.

A realização deste encontro é fruto de uma parceria entre o Fórum Acreano de Economia Solidária, Sebrae, Governo do Acre e a Prefeitura de Rio Branco. A parceria visa fortalecer a rede de empreendedores solidários, promover a cooperação e discutir estratégias para o desenvolvimento sustentável das iniciativas locais.

Sebrae recebeu uma placa de homenagem durante o evento. Foto: Marcus Vinícius/ASCOM SEBRAE

Carlos Taborga, presidente do Fórum Acreano de Economia Solidária, destacou que o principal objetivo do coletivo é a inclusão social, gerar oportunidades para aqueles que estão às margens da sociedade.

“Vejo o crescimento da Economia Solidária e o benefício que esse movimento traz para tantas famílias que estão conosco. Começamos lá em 2003, em uma feira de uma vez por ano, e o segmento foi crescendo. Precisamos continuar nessa perseverança, pois um dia vamos alcançar todos os nossos objetivos, com ótimos resultados para esse grande coletivo”, declarou.

O Sebrae, como um dos apoiadores, segue reforçando seu compromisso com o desenvolvimento das micro e pequenas empresas do Acre, oferecendo suporte e capacitação para que possam prosperar.

“Para nós do Sebrae, a economia solidária é um pilar de apoio fundamental, ao qual dedicamos muito carinho e atenção. É um tipo de empreendedorismo autêntico, baseado na cooperação, que merece nosso total apoio e dedicação”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae, em exercício, Vandré Prado.

Para o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, os empreendedores que compõem o Fórum são exemplos para a sociedade. “Nós vemos cada um empreendendo à sua maneira, alguns até gerando empregos. Vamos continuar apoiando naquilo que for necessário, não tenham dúvida que continuaremos fazendo mais por eles”, disse.

O evento também vai de encontro à comemoração do Dia Nacional da Economia Solidária, celebrado em 15 de dezembro. Este modelo econômico promove inclusão, cooperação e sustentabilidade, valorizando o trabalho coletivo, reduzindo desigualdades e gerando renda. Atualmente, cerca de 480 famílias da capital acreana se beneficiam da Economia Solidária.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, o trabalho em conjunto entre o Fórum e o poder público é eficaz para manter um ambiente favorável aos participantes da feira de Economia Solidária. “Para 2025 teremos projetos novos para a área da Economia Solidária, pois sabemos que muitas famílias dependem exclusivamente das feiras. No que depender da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo estaremos sempre de portas abertas para este segmento”, afirmou.

Durante o encontro, os participantes participaram de palestras e oficinas, como forma de integrar os empreendedores e as instituições parceiras, criando um ambiente propício para a inovação e o crescimento econômico.

Mais Lidas

Segurança Pública implementa nova rede de radiocomunicação digital para fortalecer ações no Acre

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública...

Governo monitora situação do Rio Juruá durante período de chuvas intensas

  O governo do Estado do Acre está em alerta...

Em véspera de Natal obras de duplicação na Ac-40 segue em frente

Enquanto todos correm às lojas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo