quinta-feira, 26 dezembro, 2024
21.3 C
Rio Branco

Resolução de obrigatoriedade de instalação da boia nos reservatórios de água entra em vigor

O uso da boia nos reservatórios de água, torna-se imprescindível para evitar o desperdício de água, visto que mais de 50% da água que sai da Estação de Tratamento (ETA), é desperdiçada. Desta forma, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac), colocou em vigor a resolução de nº 97, no dia 7 de agosto de 2024, para que o usuário seja orientado a instalar a boia em seus reservatórios de água.

A instalação da boia de vazão total nos reservatórios, como cisternas e caixas d’água, irá garantir que a água não transborde quando encher, evitando assim o desperdício.

Para Jamerson Valle, gerente comercial do Saerb, a intenção é que a comunidade tenha consciência sobre o desperdício de água.

“O objetivo com isso é de conscientização da população, para que possamos além de coibirmos o desperdício, assegurarmos a eficiência do abastecimento e ampliarmos, cada vez mais, nossa abrangência de atendimento” explica.

Conforme determina a resolução, os usuários terão o prazo de 12 meses, a contar da data da publicação para instalar boias em seus reservatórios de água. Após esse período, caso o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), identifique a ausência das boias, será emitida uma notificação por escrito, da qual o usuário deverá acusar recebimento na segunda via e orientações verbais para que se adeque as regras previstas na resolução. Caso o desperdício de água persistir, serão aplicadas as penalidades previstas na Lei Municipal nº 1.575, de 8 de dezembro de 2005, de maneira gradual e progressiva.

No caso de novos serviços de implantação de ligação e religações, que forem solicitados após a publicação da resolução, somente serão atendidos mediante já terem a instalação das boias nos reservatórios.

Mais Lidas

“O preconceito é algo anticultural, por excelência”, diz artista plástico brasileiro

Em entrevista ao Podcast ONU News, Jaime Lauriano fala...

Acnur: Metade dos refugiados que retornaram para a Síria saiu da Turquia

Agência da ONU restabeleceu presença nas fronteiras e monitoramento...

Investigação da ONU revela detalhes do massacre de 207 pessoas no Haiti

Relatório indica que execuções realizadas pela gangue Wharf Jérémie...

Relatora da ONU destaca lições do julgamento do caso Gisèle Pelicot na França

Sobrevivente de estupro em massa obteve justiça após ter...

“Assassino por Acaso” ganha trailer

A Diamond Films divulgou o trailer oficial de ASSASSINO POR...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo