quarta-feira, 11 fevereiro, 2026

EUA facilitam produção de petróleo na Venezuela sem China e Rússia


Logo Agência Brasil

O Departamento de Tesouro dos Estados Unidos (EUA) emitiu nova licença que facilita a exploração de petróleo e gás na Venezuela, mas exclui empresas e pessoas da China, Rússia, Coreia do Norte, Cuba e Irã de participarem dos negócios envolvendo a indústria petroleira do país sul-americano.EUA facilitam produção de petróleo na Venezuela sem China e Rússia | Cidade AC News – Notícias do AcreEUA facilitam produção de petróleo na Venezuela sem China e Rússia | Cidade AC News – Notícias do Acre

A licença representa uma flexibilização do embargo econômico imposto à Venezuela que tem prejudicado a economia do país, dono das maiores reservas comprovadas de petróleo do mundo

Notícias relacionadas:

A medida ocorre pouco mais de um mês após a captura do presidente Nicolas Maduro por Washington durante invasão à Caracas.

A licença autoriza transações para pagamentos, serviços de transporte e logística, de fretamento de embarcações, para obtenção de seguros marítimos e para serviços portuários e de terminais, entre outras.

“O parágrafo (a) também autoriza transações para a manutenção de operações de petróleo ou gás na Venezuela, incluindo a reforma ou o reparo de itens usados ​​para atividades de exploração, desenvolvimento ou produção de petróleo ou gás”, diz a licença do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC). 

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

O mesmo documento proíbe qualquer transação com pessoa ou empresa ligada à Rússia, Irã, Coreia do Norte, Cuba e China, “ou qualquer entidade que seja detida ou controlada, direta ou indiretamente, por ou em joint venture com tais pessoas”.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou nesta quarta-feira (11) que as novas restrições impostas à Rússia e outros países constituem uma discriminação flagrante, e que Moscou planeja pedir esclarecimentos aos EUA.

“Trata-se de uma discriminação flagrante, apesar de a Rússia, a China e o Irã terem investido no setor de petróleo e energia da Venezuela”, afirmou Lavrov, segundo noticiou a agência de notícias Reuters.

A flexibilização do bloqueio econômico ao petróleo venezuelano ocorre após o novo governo interino de Delcy Rodriguez encaminhar uma série de mudanças no país, incluindo uma nova lei do petróleo para facilitar os investimentos estrangeiros, além da apresentação de uma lei de anistia para opositores presos.

O Serviço de Informações de Energia dos EUA disse que a produção de petróleo e gás na Venezuela segue incerta, apesar das exportações do petróleo bruto terem começado a se recuperar em janeiro.

“Grande parte desse petróleo foi encaminhada para terminais de armazenamento no Caribe. Espera-se que a ampliação das licenças concedidas pelos EUA restaure a produção aos níveis pré-bloqueio até meados de 2026”, diz a agência estatal ligada à Casa Branca. 

Mais Lidas

Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza tapa buracos roçagem e limpeza na cidade

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio do...

Latam demite piloto preso sob acusação de chefiar rede de exploração sexual infantil

A companhia aérea Latam demitiu nesta quarta-feira (11) o...

Deputada propõe que Bad Bunny receba título honorário de cidadão brasileiro

Um projeto de resolução que tramita na Câmara dos...

Ganso x Paquetá: Quem é melhor? Debate toma conta da web

Um debate tomou conta das redes sociais nos últimos...

Equipe de Sol Vega lamenta expulsão do “BBB26” e avisa: “Ela tem muito para mostrar”

Após a desclassificação de Sol Vega do “BBB26”, a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo