quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Trump alega “falha” da Dinamarca contra a Rússia na Groenlândia: “Chegou a hora”

A disputa pelo controle da Groenlândia continua aumentando a tensão nos últimos dias, e a situação ficou ainda mais complicada nesta segunda-feira (19/1), com uma nova declaração de Donald Trump. O presidente dos Estados Unidos acusou a Dinamarca de negligência ao não proteger a ilha da “ameaça russa”.

Inclusive, o político afirmou que sua paciência chegou ao fim e acredita que “chegou a hora” de resolver essa questão, uma referência clara ao seu desejo de anexar o território. Segundo o líder norte-americano, que completa um ano de seu segundo mandato, a OTAN alerta Copenhague há duas décadas sobre a vulnerabilidade da região, sem sucesso.

Veja as fotos

Reprodução / CBS
Donald TrumpReprodução / CBS
Foto/Fox
Trump anuncia que EUA vão assumir administração da VenezuelaFoto/Fox
Foto: Reprodução/ABC
Donald TrumpFoto: Reprodução/ABC

O interesse de Trump na maior ilha do mundo não é apenas territorial, mas estratégico: ele considera a área vital para a implementação do “Domo de Ouro”, um escudo antimísseis que planeja construir. Atualmente, os EUA mantêm uma base no local, mas com efetivo reduzido.

Para pressionar os europeus a aceitarem a “compra total” da Groenlândia, a Casa Branca partiu para a coerção econômica. No último sábado (17), o presidente dos EUA lançou um ultimato via Truth Social: se não houver acordo, uma tarifa de 10% será aplicada a partir de 1º de fevereiro de 2026 sobre produtos de oito nações (Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia).

O plano prevê um aumento para 25% em junho, caso a resistência continue. A resposta europeia já saiu do campo diplomático. Diante da escalada retórica, países como Alemanha, França e Reino Unido enviaram tropas para a ilha na última quinta-feira (15/1).

Mais Lidas

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo