A seleção feminina de rúgbi em CR (cadeira de rodas) do Brasil perdeu para os Estados Unidos por 39 a 24, nesta quinta-feira (5), pela segunda partida pelo Women’s Cup. O time chegou a vencer os EUA em um dos quatro períodos do jogo. Esta é a primeira vez na história que uma equipe formada só por mulheres, tanto atletas quanto comissão técnica, representa o país em uma competição da modalidade.
Com o resultado, o Brasil fica com duas derrotas em três jogos pelo Grupo A do torneio. Perdeu para a França na estreia, na quarta-feira (4). O terceiro e último compromisso será na sexta-feira (6), contra o Energie Team a partir das 9h30. No sábado (7) define a colocação geral, já que o dia é da final e das disputas do bronze, do quinto e do sétimo lugares. Euro Irlanda, Axa Team, Grã-Bretanha e Felinas formam o Grupo B. A Women’s Cup é referência no rúgbi em cadeira de rodas e tem como objetivo a promoção do naipe feminino. O canal do evento no Youtube transmite os jogos.
Terceiro é nosso
O período vencido pelo Brasil foi o terceiro, por 9 a 8. Os EUA ganharam o primeiro e o segundo, por 11 a 4 e 7 a 6, respectivamente. Assim, foram para o intervalo vencendo por 18 a 10. Após a terceira parcial, o marcador estava em 26 a 19. Nos seis minutos finais, os EUA impuseram 13 a 5 e fecharam o marcador nos 39 a 24. França e Energie Team fechariam a rodada a partir das 14h de Brasília. Além das duas derrotas do Brasil, o Grupo A teve, nesses dois dias, Energie Team 35 a 16 nos Estados Unidos.
As desbravadoras
As atletas que representam o Brasil na Women’s Cup de rúgbi em CR são Ruth Borges, Valéria Schmidt, Hawanna Cruz Ribeiro, Kamila Reis Lisboa, Luana Karolaine Ferreira Cavalcanti, Marcia Moreira Vinhale, Jeny Carolina Barraza Jara, Cleonete Santos Reis e Mariana do Nascimento Costa. A técnica é Beatriz Lucena; Andrea Jacusiel Miranda é a médica; Edilene Maria do Nascimento, a enfermeira, e a fisioterapeuta é Luísa Cançado Cavalieri.