A derrota de virada do Cruzeiro de Fernando Diniz para o Palmeiras por 2 a 1 foi uma grande síntese do ano de 2024 do treinador. Seja por Fluminense ou Cruzeiro, o desempenho do treinador campeão da Libertadores em 2023 foi muito aquém do esperado.
Diniz chegou ao Cruzeiro em setembro para assumir o lugar deixado por Fernando Seabra. Desde então, o treinador fez 14 jogos no comando da Raposa entre Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana.
O treinador só venceu uma única partida em cada competição. No Brasileirão, foram 10 jogos e sua única vitória foi em casa contra o Criciúma. Além dessa partida, o Cruzeiro empatou quatro vezes e perdeu cinco.
Já na Sul-Americana, Fernando Diniz assumiu o time já no jogo de volta das quartas de final. No duelo contra o Libertad, quando o treinador estreou à frente do clube, um empate por 1 a 1 e classificação assegurada para as semifinais.
Contra o Lanús, o Cruzeiro empatou a primeira partida em Minas Gerais e venceu na Argentina por 1 a 0 e garantiu a vaga na grande final. Diante do Racing, o Cruzeiro fez um primeiro tempo muito abaixo e foi completamente dominado nos primeiros 45 minutos, tendo o time argentino feito 2 a 0 na primeira meia hora de jogo. No segundo tempo, a Raposa foi bem, mas não o suficiente para a virada e perdeu o jogo, e o título, por 3 a 1.
Na última rodada do Brasileirão, Fernando Diniz tem pela frente o Juventude, que já está salvo do rebaixamento, pela busca de uma vaga na Libertadores de 2025. Porém, os resultados recentes pesaram contra o Cruzeiro e os mineiro já não dependem só de si. Para classificar, a Raposa precisa vencer e torcer para um tropeço do Bahia diante do lanterna e rebaixado Atlético Goianiense.