O espetáculo Tuk Tuk, promovido pelo Centro de Multimeios, levou muita alegria e interação para as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Chrizarubina Leitão Abrahão, nesta segunda-feira (24). Com uma proposta lúdica e educativa, a apresentação do grupo Voz e Arte envolveu os alunos em atividades que combinaram música, histórias, brinquedos cantados e brincadeiras tradicionais.
A apresentação do grupo Voz e Arte envolveu os alunos em atividades que combinaram música, histórias, brinquedos cantados e brincadeiras tradicionais. (Foto: Vitória Souza/Secom)
Graça Gomes, Arte Educadora do Grupo Voz e Arte, falou sobre o trabalho do grupo e seu formato itinerante, que leva suas apresentações diretamente às escolas.
O nosso espetáculo é preparado diretamente para o ensino infantil, com músicas autorais e também aquelas que são muito conhecidas”, destacou Graça. (Foto: Vitória Souza/Secom)
“Somos do grupo Voz e Arte, que é um grupo itinerante, e vamos até as escolas com nossos equipamentos. Fazemos a apresentação de brinquedos cantados, histórias e interação com todas as crianças e professores. O nosso espetáculo é preparado diretamente para o ensino infantil, com músicas autorais e também aquelas que são muito conhecidas”, destacou Graça.
“Amanhã, (25), vamos estar na escola Monteiro Lobato e depois teremos o Viver Ciências, onde atenderemos várias escolas”, completou.
Ela também comentou sobre a agenda do grupo para a semana: “Amanhã, (25), vamos estar na escola Monteiro Lobato e depois teremos o Viver Ciências, onde atenderemos várias escolas”, completou.
Centro de Multimeios e a inclusão
Luciana Felício e França, gestora da Escola Municipal de Educação Infantil Chrizarubina Leitão Abrahão, ressaltou a importância desse trabalho cultural, especialmente em relação à inclusão.
“Esse trabalho do Centro de Multimeios é muito rico. Este ano, trouxeram uma novidade: a linguagem de sinais, com uma música em Libras”, afirmou Luciana. (Foto: Vitória Souza/Secom)
“Esse trabalho do Centro de Multimeios é muito rico. Este ano, trouxeram uma novidade: a linguagem de sinais, com uma música em Libras, o que é essencial para promover a inclusão e acessibilidade. Cuidaram de fazer a autodescrição, demonstrando o carinho e cuidado com as crianças”, afirmou Luciana. Ela também compartilhou os números de participação, destacando que, pela manhã, 57 crianças participaram da apresentação e, à tarde, foram 78.
Integração à cultura, à arte e à música
Integrar as crianças à cultura, à arte e à música desde cedo é mais do que uma forma de entretenimento; é uma maneira de expandir horizontes, desenvolver habilidades sociais e cognitivas e fortalecer o senso de pertencimento. Através das apresentações do grupo Voz e Arte, como o espetáculo Tuk Tuk, os alunos têm a oportunidade de vivenciar de forma lúdica e interativa experiências que despertam a criatividade, o aprendizado e o respeito pela diversidade.
Integrar as crianças à cultura, à arte e à música desde cedo é mais do que uma forma de entretenimento; é uma maneira de expandir horizontes, desenvolver habilidades. (Foto: Vitória Souza/Secom)
Esses momentos artísticos são fundamentais para o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças, estimulando sua imaginação, empatia e capacidade de expressar sentimentos e ideias de maneira única. A arte e a música têm o poder de formar cidadãos mais conscientes, sensíveis e preparados para enfrentar os desafios do mundo com confiança e colaboração.
Centro de Multimeios
O Centro de Multimeios, gerido pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Rio Branco, desempenha um papel essencial ao promover iniciativas como essas, que levam arte, cultura e inclusão para as escolas de forma itinerante. Desde o início do ano, o grupo já atendeu a 90% das escolas municipais, oferecendo apresentações que atendem diretamente à educação infantil. Além disso, o grupo também participa de eventos culturais e desenvolve outras atividades, como a divulgação do Hino de Rio Branco e ações de integração com a comunidade escolar.
Com apresentações de cerca de 40 minutos, o grupo Voz e Arte, consegue envolver alunos, professores e funcionários em experiências que unem diversão, aprendizado e sensibilização social. (Foto: Vitória Souza/Secom)
Com apresentações de cerca de 40 minutos, o grupo Voz e Arte, consegue envolver alunos, professores e funcionários em experiências que unem diversão, aprendizado e sensibilização social. A cada nova apresentação, o Centro de Multimeios contribui para o fortalecimento da educação e do acesso à cultura em Rio Branco, proporcionando às crianças a oportunidade de se desenvolverem de forma mais completa e integrada com a sociedade ao seu redor.
A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a
Emílio Dantas e Fabiula Nascimento, um dos casais mais queridos do meio artístico brasileiro, protagonizaram um momento de rara exposição familiar ao serem flagrados...
Quando têm de tomar decisões, nunca demoram muito tempo. São rápidos para decidir e muitas vezes não pensam muito no assunto.
Segundo o Canal26, estes...