sexta-feira, 5 dezembro, 2025

China teria comprado mais 1,3 milhão de toneladas de soja dos EUA

A segunda-feira (17/11) foi marcada por movimentações no mercado de soja depois de rumores apontando que a China teria adquirido mais volumes de soja dos EUA. Segundo a Royal Rural, rumores que circularam nesta segunda-feira (17/11) indicam a compra de 20 navios de soja dos EUA, com 1,3 milhão de toneladas.
Initial plugin text
No final de outubro, após encontro entre os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, os chineses acertaram a compra de 250 mil toneladas do grão americano. Desde então, o comércio entre as nações estava praticamente paralisado. Mesmo sem a confirmação oficial dessas compras, o preço da soja ganhou impulso na bolsa de Chicago, com alta de 2,91% nos contratos para janeiro, que encerraram a segunda-feira cotados a US$ 11,5725 o bushel.
“Mesmo sem confirmação, o tamanho da operação já muda preço porque sinaliza demanda entrando de forma concentrada. O mercado reagiu ao impacto potencial, não à certeza do dado”, disse a Royal Rural, acrescentando que a suposta compra desta segunda-feira representa 15% das 12 milhões de toneladas adquiridas pela China no início da temporada 2025/26.
As 12 milhões de toneladas também foram anunciadas por Trump após encontro com chineses no fim de outubro. “Eles farão muitas compras de soja”, disse Trump em entrevista hoje, conforme noticiado pela agência Bloomberg. Os comentários do presidente foram corroborados pela secretária da Agricultura, Brooke Rollins. Ela afirmou à Fox Business que a China “começou a comprar um pouco” e que vê as coisas “progredindo”. “Chegaremos lá”, disse Rollins. Apesar do otimismo do governo Trump, a China, até o momento, ainda não confirmou nenhum acordo com os EUA e nem quanta soja será adquirida.
Ainda que a China dê indícios de reaproximação com as importações de soja americanas, para Ale Delara, sócio da Pine Agronegócios, é praticamente impossível o país asiático alcançar as 12 milhões de toneladas sugeridas por Trump devido a uma série de fatores.
“Nem o acordo oficial saiu entre os dois países. Além disso, a China tem um estoque de soja recorde, com 11 milhões de toneladas. Para ela cumprir essa meta de 12 milhões de toneladas, seria necessária a compra de 300 mil toneladas por dia até o fim do ano. É muita soja, com muitos entraves operacionais e logísticos para ser escoada em tão pouco tempo”, observa.
*Com agências internacionais

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo