
A Agritechnica 2025, feira de tecnologia agrícola realizada na Alemanha, não é apenas uma vitrine de máquinas e equipamentos, é também um termômetro de investimento global no agronegócio. Segundo o relatório “Tracker Agritechnica 2025”, divulgado pela organização do evento, 76% dos visitantes já chegaram à feira com decisões de investimento tomadas, enquanto outros 22% indicaram que ainda decidirão “em breve”.
Leia também
Trator ‘falante’ baseado em IA é uma das novidades de feira de tecnologia na Alemanha
Máquina substitui até 40 pessoas na seleção de batatas e cebolas
Agtech aposta em laser que elimina ervas daninhas pela raiz
O estudo mostra que os principais temas que movem os recursos financeiros do setor agrícola são: digitalização, automação e robótica.
Entre os visitantes:
50% demonstraram interesse em soluções de digitalização, como softwares de monitoramento, gestão de dados de produção e plataformas de análise preditiva;
42% estão focados em automação, incluindo tratores autônomos, sistemas de plantio automatizados e irrigação inteligente;
21% têm planos de investimento em robótica, especialmente equipamentos para colheita, capina e pulverização.
Além disso, o levantamento reforça que a adoção de tecnologias digitais já é significativa: 69% das fazendas que terão representantes visitando a feira usam GPS ou sistemas assistidos por satélite, enquanto a integração de sensores e Internet das Coisas (IoT) cresce entre produtores de médio e grande porte.
A feira também evidencia novos modelos de negócios: fabricantes não vendem apenas máquinas, mas plataformas de serviços digitais, assinaturas de monitoramento, manutenção remota e soluções “sob demanda”, criando uma nova economia agrícola baseada em dados.
Também segundo a DLG, especialistas apontam que o impacto dessas tecnologias não se limita ao aumento da produtividade. Elas permitem redução de custos operacionais, uso mais eficiente de insumos e sustentabilidade, transformando o modelo de negócio do agronegócio global.
*A jornalista viajou a convite da DLG, que organiza a Agritechnica





