sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Socorro Neri realiza Audiência Pública na Câmara para debater adaptações no ENEM para estudantes autistas

 

Socorro Neri realiza Audiência Pública na Câmara para debater adaptações no ENEM para estudantes autistas | Cidade AC News – Notícias do Acre

Neste
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de novembro, a Câmara dos
Deputados realizou uma audiência pública para discutir a necessidade de
adaptações no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para estudantes com
autismo. A iniciativa foi da deputada Socorro Neri, que abraçou as sugestões
que vieram do jovem acreano estudante do ensino médio, Davi Pereira.

 

O
estudante fez tais provocações nas redes sociais, afim de sensibilizar
parlamentares e o poder público, que foram prontamente abraçadas pela deputada
Socorro Neri, que destacou que a inclusão de estudantes autistas no sistema
educacional exige adaptações que permitam uma avaliação justa e que respeite as
especificidades desses alunos.

 

“Nosso
mandato abraçou essa causa, e, além da audiência, também apresentei um Projeto
de Lei propondo essas adaptações não apenas para o Enem, mas também para provas
de certificação profissional e concursos públicos”, pontuou.

 

Segundo
dados do Censo Escolar de 2023, o Brasil conta com 636 mil estudantes com Transtorno
do Espectro Autista (TEA) matriculados em instituições de ensino.

 

Entre
as adaptações sugeridas, a deputada Socorro Neri mencionou a inclusão de
suportes visuais, como imagens e desenhos, para facilitar a compreensão das
questões. Ela também ressaltou a importância de uma avaliação equitativa que
garanta a esses estudantes a oportunidade de demonstrar seu potencial.

 

A
audiência reuniu especialistas, representantes do Ministério da Educação, do
INEP, da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e
associações de pais e amigos de autistas.

 

O que disseram:

                Guilherme
de Almeida/ Presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas
Autistas: “O Enem é um avanço frente aos vestibulares excludentes, mas ainda há
muito a se fazer. É fundamental garantir acessibilidade virtual e uma linguagem
simples, pensando não só no acesso, mas também na permanência.”

                Davi
Pereira/estudante autista/Acre: “Quando falam de aumentar o tempo, depende de
cada pessoa. Prefiro questões curtas e objetivas. Ter alguém lendo para mim me
deixou desconfortável e cansado. Inclusão precisa ser para todos, mas
considerando cada um. Agradeço à deputada Socorro Neri pela oportunidade de
sermos ouvidos.”

                Ana
Paula Feminella/Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do
MDHC: “Um passado de abandono dessa pauta gerou atrasos que ainda impactam,
como o bullying. A inclusão é uma agenda de aprendizado contínuo.”

                Alexandre
Mapurunga/Diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do
MEC: “Os direitos sociais são progressivos e não podemos nos dar por
satisfeitos. A escuta é essencial para avançarmos. O autismo é apenas uma
característica; somos mais do que isso.”

                Rubens
Campos/ Diretor de Avaliação da Educação Básica (INEP): “A fala do Davi nos
alerta sobre a atuação dos aplicadores e a necessidade de ledores específicos.
Estamos trabalhando para que a leitura seja feita de forma autônoma, integrando
texto e imagem. É uma adaptação simples, mas muito eficaz.”

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