quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Emerson Jarude critica pagamento de diárias em dólar para servidores que irão à COP-30: “Essa conta quem paga é o povo acreano”

Durante a sessão desta terça-feira (7), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Emerson Jarude (Novo) usou a tribuna para criticar duramente o decreto publicado pelo Governo do Estado que autoriza o pagamento de diárias em dólar a servidores e representantes oficiais que irão participar da COP-30, conferência do clima que será realizada em Belém (PA) em 2025.

Com tom irônico e indignado, Jarude iniciou seu discurso questionando o critério adotado pelo governo estadual:

“Senhor Presidente, pode parecer boba essa pergunta, mas eu gostaria de saber onde é que fica Belém. Na Dinamarca? Na Finlândia? No Canadá? Onde é que fica Belém?”, questionou o deputado. “O Acre não é para amadores”, completou.

Segundo o parlamentar, o decreto que considera o território onde ocorrerá a COP-30 como “território internacional”, prevê o pagamento de diárias equivalentes às viagens internacionais, o que significa que as diárias serão pagas em dólar.

“A ONU considera o território da conferência como internacional, e o governo do Acre se baseou nisso para pagar as diárias em dólar. Levando em consideração o período da conferência, os ganhos podem chegar a até R$ 30 mil em uma única viagem”, denunciou Jarude.

O deputado comparou a medida com a realidade enfrentada pelos trabalhadores acreanos, especialmente os que viajam para tratamento de saúde fora do estado (TFD).

“Quem viaja pelo TFD recebe R$ 40 por dia de auxílio. E o mesmo governo que chora para dar reajuste às categorias está agora aumentando consideravelmente seus gastos com diárias para a COP-30. Isso é um absurdo”, criticou.

Jarude afirmou ainda que o decreto demonstra falta de sensibilidade e responsabilidade com o dinheiro público, especialmente em um momento de dificuldades financeiras declaradas pelo próprio governo.

“Não sabemos quantos vão, quantos dias vão passar ou quanto isso vai custar, mas uma coisa é certa: essa conta, mais uma vez, quem vai pagar é o povo acreano”, enfatizou.

Encerrando o discurso, o parlamentar alfinetou o governador Gladson Cameli, sugerindo que ele também deverá participar do evento utilizando transporte de luxo.

“Se o governador for, certamente irá de jatinho também. É lamentável ver o governo gastar tanto enquanto falta recurso para as necessidades básicas da população”, concluiu Jarude.

 

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

O post Emerson Jarude critica pagamento de diárias em dólar para servidores que irão à COP-30: “Essa conta quem paga é o povo acreano” apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo