sexta-feira, 5 dezembro, 2025

‘Follow the Money’ debate as formas de financiamento do crime organizado

Cocaína e maconha hoje respondem só por uma pequena parte da receita do crime organizado – estima-se que 10%.

O que realmente financia as facções hoje é a venda de produtos e serviços, como acesso a internet, botijões de gás, cigarros contrabandeados, pães e até gelo.

“São produtos de péssima qualidade e mais caros, mas milhões de pessoas não têm alternativa,” Rodrigo Pimentel, o ex-capitão do Bope e roteirista de Tropa de Elite, disse no evento Follow the Money, promovido pelo Brazil Journal.

O que permite que a economia da bandidagem continue em expansão é o “domínio territorial, o grande filão do crime organizado”, disse Pimentel. “Apreender drogas é importante, mas só resolve parte do problema.”

Para ele, o domínio de extensas regiões do País por facções “aumenta a sensação de insegurança,” apesar do total de homicídios no Brasil ter caído.

“No Rio de Janeiro, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes é a menor em 35 anos, mas a sensação do carioca é de que a vida dele é um inferno.”

Os três painéis do evento discutiram o avanço das facções sobre os negócios formais e possíveis soluções.

Entre os palestrantes, os governadores Ronaldo Caiado e Romeu Zema falaram sobre as ações que vêm adotando em seus estados para enfrentar o avanço do crime organizado (veja o painel completo).

WhatsApp Image 2025 10 02 at 14.21.39

Em outro painel, Emerson Kapaz, que dirige o Instituto Combustível Legal, citou a fiscalização precária. Segundo ele, a ANP hoje tem apenas 20% do orçamento que tinha há cinco anos, e chegou a suspender a verificação da qualidade de combustíveis em alguns períodos por falta de recursos.

Para Pedro Turqueto, o CEO da Copa Energia, operações como a Carbono Oculto são importantes, mas prevenir que o crime organizado controle setores da economia é fundamental. “É como acontece com a nossa saúde: operamos quando necessário, mas não é o que queremos. Precisamos prevenir.”

 Alexandre Nogueira, o CEO da Light – uma das empresas que mais sofrem com os furtos de energia –, disse que a companhia vai começar a testar tarifas mais baixas em certas regiões do Rio para tentar reduzir os “gatos”.

GUTO2100

No último painel, Carlos Antônio Venturini, auditor-fiscal da Receita Federal, alertou os deputados federais Hugo Leal e Julio Lopes de que a Receita deveria ser incluída como um dos órgãos de segurança pública do País na PEC 18/2025, que trata do assunto.

Citando o nome do evento, Venturini lembrou que “quem follow the money é a Receita, e a Receita está fora da PEC.”

O alerta deu resultado. No dia seguinte ao evento, Lopes enviou ao relator da PEC, o deputado Mendonça Filho, um ofício pedindo a inclusão da Receita. “A presente proposição resulta das discussões ocorridas no evento Follow The Money, realizado em São Paulo-SP, no dia 1 de outubro”.

“Durante o painel de que tive a honra de participar, (Venturini) trouxe a relevante contribuição de que sem a Receita Federal e a capacidade de seguir o dinheiro, não é possível desbaratar quadrilhas e organizações criminosas de grande porte. Como se sabe, foi a Receita que conseguiu deter Al Capone, marco histórico da importância do rastreamento financeiro no enfrentamento ao crime organizado,” diz o ofício.

Os vídeos com todos os painéis estão sendo publicados no Brazil Journal.

GUTO2213

The post ‘Follow the Money’ debate as formas de financiamento do crime organizado appeared first on Brazil Journal.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo