O Sebrae/AC promoveu, na manhã desta sexta-feira (19), em sua sede em Rio Branco, a reunião inicial de secretários municipais que marca o início da implementação do Programa Cidade Empreendedora em todos os municípios do Acre.
O projeto é resultado de uma parceria entre o Sebrae, a Associação dos Municípios do Acre (Amac), a Assembleia Legislativa (Aleac) e o Governo do Estado (Secretaria de Estado de Planejamento), com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento local por meio de ações de fomento ao empreendedorismo. A reunião teve a presença de todos os secretários municipais de Rio Branco.
“Esse programa vai ajudar os municípios a repensarem seus modelos de desenvolvimento e criarem oportunidades tanto na zona urbana, quanto na rural”, destacou o prefeito. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacou a importância da adesão da capital ao programa. “Rio Branco faz parte desse grande esforço coletivo e estou muito feliz com a parceria do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, da Amac e do Sebrae. Esse programa vai ajudar os municípios a repensarem seus modelos de desenvolvimento e criarem oportunidades tanto na zona urbana, quanto na rural. Nosso objetivo é gerar emprego, renda e qualidade de vida para a população, produzindo aqui o que ainda importamos e, depois, exportando o excedente”, pontuou o gestor municipal.
Sebrae reforça apoio às pequenas empresas
Já o gerente da Unidade de Desenvolvimento do Ambiente de Negócios do Sebrae, Marcelo Macedo, explicou que a reunião marca o início formal da agenda de ações em Rio Branco.
“Queremos fortalecer o ambiente de negócios, apoiar as pequenas empresas e levar desenvolvimento para toda a cidade”, frisou Marcelo. (Foto: Val Fernandes/Secom)
“Hoje é um evento de lançamento, em que alinhamos com a Prefeitura de Rio Branco todo o trabalho que será feito ao longo de 2025 e 2026. A proposta é criar uma agenda de desenvolvimento local baseada nos instrumentos de planejamento municipal e nas soluções que o Sebrae e seus parceiros oferecem. Queremos fortalecer o ambiente de negócios, apoiar as pequenas empresas e levar desenvolvimento para toda a cidade”, frisou.
Integração para o desenvolvimento
Segundo o Sebrae, a integração das secretarias municipais ao Programa Cidade Empreendedora é considerada fundamental para o êxito da iniciativa, que pretende transformar a realidade econômica local, estimulando inovação, capacitação e geração de novos negócios.
A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quinta-feira (18), uma sessão solene no auditório do Departamento Estadual de Trânsito...
Embora seja prático reutilizar sobras de comida, nem todos os alimentos são seguros para serem reaquecidos. De acordo com a nutricionista Harini Bala, citada...