Durante sessão solene em homenagem ao Dia Nacional dos Delegados de Polícia, realizada na manhã desta quinta-feira (28), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), ressaltou o caráter simbólico do evento, destacando a relevância de reconhecer e valorizar as adversidades e conquistas dos delegados. “Acho que a coisa mais importante aqui de hoje é que a solenidade também põe luz, demonstra pra fora as adversidades, as qualidades de uma categoria tão importante”, afirmou o deputado.
O parlamentar também enfatizou o papel crucial dos delegados no enfrentamento das complexidades da violência e das questões sociais no estado. “Vocês conhecem como ninguém e como poucos as dores do nosso povo. Conhece as entranhas também da maldade que um ser humano pode e é capaz de fazer. E é para uma grande parte da nossa população conselheiros, as pessoas que querem, às vezes, ao contar as suas dores, também escutar uma palavra de acolhimento”, destacou, comparando a profissão à de sacerdotes, dada a dedicação e os impactos emocionais que os delegados carregam ao longo da vida.
Edvaldo Magalhães também não deixou de mencionar os desafios enfrentados pelos delegados no âmbito político e salarial. “Tem algo que é inexplicável do ponto de vista político, do ponto de vista das finanças do Estado, do ponto de vista das relações com o governo, algo que é inexplicável mesmo. Porque resolveram punir os delegados, os escrivães, os agentes de polícia, do ponto de vista das suas reivindicações salariais”, disse ele, referindo-se ao discurso que foi utilizado para justificar a falta de avanços nas negociações e a percepção de que a categoria teria sido privilegiada em outros momentos.
O oposicionista criticou duramente a ideia de que os delegados e demais profissionais da segurança pública deveriam “ficar no cantinho” enquanto outras categorias seriam priorizadas. “Tem uma coisa é você não conquistar mais. Outra coisa é você retroagir nas suas carreiras, nas suas conquistas. O problema com vocês foi o chicote”, afirmou, deixando claro seu desagrado com a forma como o governo tratou as reivindicações da categoria.
O deputado ainda aproveitou para reafirmar seu compromisso com a categoria, destacando sua disposição para trabalhar pela reconquista dos direitos dos delegados. “Eu falo isso, não falo isso com alegria de um opositor. Eu aqui faço muito o trabalho da mediação política, porque quando se trata de servidor público eu gosto de encontrar soluções”, concluiu, reforçando sua disposição para lutar pela melhoria das condições de trabalho e pelo reconhecimento dos delegados.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale
O post Edvaldo Magalhães destaca desafios e conquistas dos delegados de polícia durante solenidade na Aleac apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.