quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Acre aprova mais de 300 pedidos de refúgio em 2024; maioria é de venezuelanos

O estado do Acre registrou em 2024, aprovação de 302 pedidos de refúgio, segundo dados da plataforma DataMigra, do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra). O número representa 21% das 1.397 solicitações feitas até agora. A maior parte dos pedidos deferidos foi de cidadãos venezuelanos, que somam 293 autorizações, o equivalente a 97% do total.

Os números reforçam a importância do debate sobre a situação dos refugiados, especialmente nesta sexta-feira, 20, quando é celebrado o Dia Mundial do Refugiado. A data tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as dificuldades enfrentadas por pessoas forçadas a deixar seus países de origem em razão de conflitos, perseguições políticas ou crises humanitárias.

Atualmente, a maior concentração de refugiados no Acre está em municípios da fronteira com o Peru e a Bolívia, principais portas de entrada para migrantes na região. Só em Epitaciolândia, foram aprovados 168 pedidos neste ano. Assis Brasil registrou 121 aprovações, enquanto Rio Branco contabilizou 12 e Cruzeiro do Sul apenas 1.

Em 2023, o Acre recebeu 6.565 solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, terceiro maior volume da Região Norte, atrás apenas de Roraima (71.198) e Amazonas (19.663). Juntas, essas três unidades da federação concentraram 69,8% dos pedidos analisados pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) no Brasil naquele ano. Do total no Acre, 3,8 mil solicitações foram deferidas — um crescimento de 92% em relação a 2022.

Neste ano de 2025, o OBMigra já contabiliza 60 novos pedidos concedidos, sendo 52 em Assis Brasil e 8 em Epitaciolândia. Além disso, outras 272 solicitações seguem em análise pelas autoridades.

O fluxo crescente de migrantes pela fronteira do Acre levou o município de Epitaciolândia a decretar situação de emergência humanitária em novembro de 2021, devido à sobrecarga nos serviços de assistência. Na ocasião, dezenas de imigrantes chegaram a se abrigar improvisadamente em uma igreja local, por falta de estrutura adequada.

Atualmente, o estado conta com três casas de apoio a imigrantes, localizadas em Assis Brasil, Brasiléia e Rio Branco. Cada uma delas possui capacidade para atender até 50 pessoas, oferecendo alimentação, banho, espaço para descanso e orientação para que os refugiados possam seguir viagem com dignidade.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo