sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Tio Pablo critica inércia da bancada federal e cobra ações concretas contra embargos ambientais no Acre

Em entrevista a um jornal local, o deputado estadual “Tio Pablo” (PSD) fez duras críticas à falta de medidas efetivas por parte da bancada federal e de órgãos estaduais diante da crise provocada pelos embargos ambientais que afetam produtores rurais do Acre. Parlamentar e também produtor rural, Tio Pablo classificou o momento como “uma página da história do Acre que nos envergonha”.

“Vejo com bastante preocupação e tristeza o que está ocorrendo. Nós, como políticos, nos sentimos impotentes frente a essa situação. A Assembleia Legislativa não tem competência para legislar sobre isso, mas temos a responsabilidade de dar voz ao público”, afirmou.

O deputado relembrou que, há dois anos, já havia alertado para os impactos das ações do ICMBio, especialmente na região de Sena Madureira e no Rio Caeté, onde famílias chegaram a fugir para a mata durante operações. “Houve crianças que se perderam na mata naquela ocasião. O problema só vem se agravando desde então”, relatou.

Durante a entrevista, Tio Pablo demonstrou solidariedade aos produtores que ocuparam o plenário da Aleac e destacou que existe atualmente um pedido tramitando na Confederação Nacional da Agricultura (CNA) pela suspensão das ações até que alternativas legais de regularização sejam viabilizadas. No entanto, ele criticou a falta de movimentação da bancada federal acreana.

“Até agora estamos vendo só discursos vazios e rasos. A única iniciativa concreta que temos é um mandado de segurança impetrado pela CNA. Precisamos que nossa bancada saia da inércia e pressione o governo federal, o ICMBio e a Presidência da República para encontrar soluções”, cobrou.

Tio Pablo também criticou a omissão da Secretaria Estadual de Agricultura, afirmando que até o momento nem mesmo uma nota oficial foi emitida em solidariedade aos produtores. “Por mais que eu goste muito do nosso secretário, sou da base, mas a secretaria precisa se posicionar. Não podemos continuar na inércia”, destacou.

Ao final, o parlamentar defendeu que a Assembleia Legislativa seja o espaço de mobilização da causa ruralista. “É aqui o local para que os produtores se manifestem. Precisamos sair do comodismo e começar a brigar de verdade por quem trabalha no campo”, concluiu.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo