sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Acre registrou 1,3 mil refugiados em 2024; estado é uma das principais portas de entrada no Brasil

Dados divulgados na sexta-feira (13) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com base em informações do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) e do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) mostram que o Acre teve 1.397 pedidos de reconhecimento da condição de refugiado em 2024.

Esse dados do governo federal mostram que o Acre ainda é uma das principais portas de entrada para migrantes e refugiados no Brasil, principalmente de venezuelanos, haitianos e outras nacionalidades sul-americanas e caribenhas.

O número coloca o estado entre os três da região Norte com maior volume de solicitações analisadas neste ano, atrás apenas de Roraima (24.123) e Amazonas (3.431). Juntas, essas três unidades federativas responderam por cerca de 40% de todas as solicitações decididas pelo Conare no país em 2024, especialmente de venezuelanos (22.963), cubanos (2.900) e colombianos (1.285).

Ainda segundo o relatório, em 2009 o Acre ultrapassou São Paulo e Roraima no volume de decisões, assumindo uma posição até então inédita para a região. Nos anos seguintes, especialmente entre 2018 e 2021, o estado alternou-se com Roraima no topo desse ranking.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo