quinta-feira, 14 novembro, 2024
29.3 C
Rio Branco

Técnicos da Sesacre apresentam iniciativas em Encontro Nacional de Saúde da Criança e do Adolescente

agencia.ac.gov

Brasília foi palco do II Encontro Nacional de Áreas Técnicas de Saúde da Criança, Saúde do Adolescente e de Aleitamento Materno, realizado de 5 a 7 de novembro. O evento reuniu profissionais de todo o país, incluindo técnicos da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), que destacaram iniciativas pioneiras na área de saúde infantil e adolescente.

Técnicos apresentaram as experiências exitosas na gestão da saúde da criança e do adolescente no Acre. Foto: cedida

No encontro, representantes do Núcleo de Saúde do Adolescente e do Núcleo de Saúde do Homem, da Sesacre, apresentaram a experiência bem-sucedida: Processo de construção de uma linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças e adolescentes em situação de violências no Acre.

De acordo com Luciana Freire, coordenadora do Núcleo de Saúde dos Adolescentes e Jovens, as estratégias têm como objetivo não apenas melhorar o atendimento às vítimas de violência, “mas também promover uma cultura de prevenção e respeito aos direitos desse público. As medidas discutidas no evento reforçam o compromisso da gestão em implementar ações integradas e de impacto duradouro em prol da saúde pública no Acre”, salientou.

Luciana Freire, coordenadora do Núcleo de Saúde dos Adolescentes e Jovens. Foto: cedida

Segundo Johnata Paiva, coordenador estadual de Saúde do Homem, “esse tipo de encontro é de suma importância para diálogos e trocas de experiências tripartite, possibilitando ampliar as estratégias para o fortalecimento das políticas de saúde dos adolescentes, jovens e homens no estado”.

Propostas e implementações para o fortalecimento da saúde da criança e do adolescente no Acre

O encontro trouxe soluções que já começaram a ser implementadas no Acre e outras que serão incorporadas em breve. As principais iniciativas incluem:

  1. Implantação da Linha de Cuidado para Atenção Integral – proposta para atender crianças, adolescentes e seus familiares em situação de violência de forma estruturada e abrangente.
  2. Reorganização dos fluxos de atendimento – redesenho do processo de atendimento descentralizado e regionalizado, adaptado às necessidades dos municípios e à rede estadual de saúde.
  3. Fortalecimento da Rede de Proteção – colaboração com conselhos tutelares, secretarias de Assistência Social, Educação e Segurança, além do Ministério Público do Acre (MPAC), para proteger crianças e adolescentes.
  4. Reforço do Comitê de Proteção – fortalecimento do comitê destinado à proteção de crianças, adolescentes e seus familiares.
  5. Pactuação entre governo estadual e municípios – parceria com os 22 municípios do estado para reduzir os índices de violência.
  6. Ampliação do Programa Saúde na Escola – expansão das ações de saúde nas escolas, focadas em cultura de paz, direitos humanos, prevenção de acidentes e violências, saúde sexual e reprodutiva, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), saúde mental e vacinação.
  7. Empoderamento de adolescentes e jovens – promoção de iniciativas que coloquem os jovens como protagonistas na defesa de seus direitos e na construção de uma sociedade mais justa.



 

Mais Lidas

Gretchen aparece sem curativos e rebate haters que a chamaram de “fofão”

Após realizar mais um procedimento estético no rosto, Gretchen...

Acre participa da instalação da Câmara Setorial dos Povos Indígenas do Consórcio da Amazônia Legal na COP29

Na quarta-feira, 13, durante a COP29, realizada em Baku,...

Viih Tube é internada na UTI três dias após dar à luz

Viih Tube foi internada às pressas na UTI da...

Viih Tube conta que o filho quase precisou ir para a UTI após o parto

Viih Tube compartilhou com os seguidores que seu filho,...

Virgínia desabafa sobre a demora de Zé Felipe no banho

A influenciadora, que costuma postar uma foto com a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo