quarta-feira, 28 janeiro, 2026

TJ/AC aumenta pena de réu que matou taxista e exclui indenização à família da vítima

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) deu parcial provimento aos recursos apresentados pelo Ministério Público do Estado do Acre e pela defesa de José Estevão de Morais, condenado por homicídio qualificado. A decisão, unânime, foi proferida na sessão desta terça-feira (20).

José Estevão foi condenado a 14 anos de reclusão em regime inicial fechado pela morte de vítima cujo crime foi qualificado, conforme o artigo 121, § 2º, inciso IV, do Código Penal. Além da pena, a sentença fixou indenização mínima de R$ 20 mil em favor dos familiares da vítima.

O Ministério Público requereu o aumento da pena-base, alegando que as consequências do crime foram graves, e a majoração do valor da indenização. Já a defesa contestou a valoração negativa das circunstâncias do crime, argumentando suposta repetição indevida (bis in idem) com a qualificadora, e pleiteou a exclusão da indenização por ausência de pedido expresso e pela aplicação retroativa de norma mais gravosa.

No julgamento, o relator, desembargador Francisco Djalma, reconheceu que as consequências do crime, especialmente pelo fato de a vítima ser pai de dois filhos menores e única fonte de sustento da família, configuram circunstância judicial desfavorável que justifica a majoração da pena para 16 anos de reclusão.

O tribunal rejeitou a tese de bis in idem, considerando que as circunstâncias avaliadas na dosimetria refletem gravidade autônoma, distinta da qualificadora do homicídio.

Por outro lado, a Câmara Criminal declarou ilegal a condenação ao pagamento da indenização, por se tratar de norma processual e material que não pode ser aplicada retroativamente ao fato ocorrido em 1998. A decisão seguiu entendimento consolidado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e princípios constitucionais da legalidade e da irretroatividade da norma penal mais gravosa.

O regime inicial fechado para cumprimento da pena foi mantido devido à gravidade concreta do delito.

O post TJ/AC aumenta pena de réu que matou taxista e exclui indenização à família da vítima apareceu primeiro em Folha do Acre.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo