quinta-feira, 29 janeiro, 2026

Maioria dos deputados federais do Acre ajuda a suspender processo contra Bolsonaro

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 07, um projeto que tenta sustar a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação em uma suposta tentativa de golpe de Estado.

A decisão beneficia diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros 32 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no mesmo inquérito. O texto foi aprovado por 315 votos a favor e 143 contra, em um movimento que expõe o embate direto entre o Congresso Nacional e o STF, que já deu sinais de que não irá acatar a medida. O texto não precisa passar pelo Senado. Logo após a aprovação, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), promulgou a proposta, que já passa a valer.

A bancada federal do Acre votou majoritariamente a favor da proposta. Dos oito deputados do estado, sete disseram “sim” à suspensão da ação penal. Apenas a deputada Meire Serafim (União Brasil) votou contra o projeto. Os votos favoráveis partiram de parlamentares dos partidos Republicanos, União Brasil e Progressistas, em sintonia com o apoio mais amplo dado pelos partidos do Centrão e da oposição ao ex-presidente.

A votação gerou repercussão nos bastidores do Congresso e foi interpretada por aliados de Bolsonaro como uma tentativa do Legislativo de frear o avanço das investigações conduzidas pelo Supremo. O argumento defendido por parlamentares favoráveis à proposta é que a inclusão de Ramagem e outros deputados fere o artigo 53 da Constituição, que trata da imunidade parlamentar. No entanto, para membros do STF, trata-se de uma interferência indevida nas atribuições do Judiciário.

Mesmo com a promulgação do projeto, a palavra final será do Supremo. Ministros da Corte já indicaram que a tentativa da Câmara de barrar o processo não terá efeito prático e que os autos seguirão o curso previsto no inquérito conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes.

Com informações Ac24horas

O post Maioria dos deputados federais do Acre ajuda a suspender processo contra Bolsonaro apareceu primeiro em Folha do Acre.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo