sexta-feira, 20 setembro, 2024
35.3 C
Rio Branco

Morre Silvio Santos, aos 93 anos

O apresentador de televisão e dono do SBT, Senor Abravanel (o Silvio Santos), morreu neste sábado, 17, aos 93 anos. Natural do Rio de Janeiro, ele deixa a mulher, Íris, seis filhas 3e netos. Silvio estava afastado da TV desde setembro de 2022.

Filho de um imigrante grego e uma imigrante turca, Silvio começou a trabalhar ainda na adolescência. Aos 14 anos, conforme o Museu Brasileiro de Rádio e Televisão, se virava como camelô no centro da capital fluminense, onde chegou a vender carteirinhas para quem precisasse tirar ou renovar o título de eleitor.

Enquanto camelô, o então jovem Senor Abravanel começou a colocar em prática seu talento para a comunicação. Trabalhando nas barcas da travessia Rio-Niterói, mais do que vendia produtos. Colocava música, contava histórias, distribuía cartelas de bingo e realizava sorteios. Enfim, animava os passageiros.

Surge o comunicador Silvio Santos

Silvio no estúdio da hoje extinta TV Tupi | Foto: Reprodução/Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Ao se destacar como um animado camelô, ele teve a sua primeira oportunidade na imprensa profissional em 1948, quando foi contratado pela Rádio Guanabara, do Rio de Janeiro. Na sequência, passou por outras três emissoras cariocas, lembra a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão: Mauá, Tupi e Continental.

Já com o nome artístico de Silvio Santos, Abravanel trocou o Rio de Janeiro por São Paulo ao ser contratado pela Rádio Nacional SP. Na emissora, conheceu Marcelo de Nóbrega — criador do programa Praça da Alegria e pai do apresentador Carlos Alberto de Nóbrega —, de quem, anos mais tarde, comprou o Baú da Felicidade.

Silvio permaneceu na Rádio Nacional até 1977. De lá, foi para a Rádio Record, onde apresentou o Programa Silvio Santos, informa Rafael Barbosa Fialho Martins no artigo “Silvio Santos no rádio: uma história a ser contada”, publicado pela Universidade Federal do Piauí. Décadas depois, a atração permanece no ar na televisão com este mesmo nome — apesar de nos últimos meses ser apresentada por Patrícia Abravanel, uma de suas filhas.

Empresário, apresentador e dono de emissora de TV

programa ss - sbt - silvio santos
Silvio Santos no palco de seu programa no SBT | Foto: Divulgação/SBT

Em São Paulo, Silvio Santos passou a conciliar trabalhos no rádio e na televisão a partir da década de 1950. Primeiramente, foi apresentador da TV Paulista e deixou a emissora em meados dos anos 1970, depois que ela passou para o controle de Roberto Marinho e se transformou na Rede Globo. Ainda nos anos 70, passou pelas tevês Tupi e Record, onde chegou a deter 40% das ações.

Silvio Santos passou a ser dono de sua própria emissora de TV no início da década de 1981. De acordo com registros do Museu Brasileiro de Rádio e Televisão, às 10 horas de 19 de agosto de 1981, entrou no ar a TVS, que mudou de nome para SBT e, atualmente, conta com sete canais próprios e mais de 70 afiliadas e retransmissoras espalhadas por todo o país.

Dono do SBT, ele seguiu como apresentador e investiu, cada vez mais, em negócios como empresário. Atualmente, a holding criada por ele — o Grupo Silvio Santos — controla o Hotel Jequitimar, a fabricante de cosméticos Jequiti (e que passou a deter a marca Baú da Felicidade), a Liderança Capitalização (responsável pela Tele Sena), a TV Alphaville e a Sisan Empreendimentos Imobiliários. A companhia também controlou o Banco Panamericano, que foi vendido em 2011 ao BTG Pactual, por R$ 450 milhões.

Trabalho eternizado em livros, série e peça

silvio - a trajetória do mito
Na TV, Silvio fez propaganda da biografia escrita por Fernando Morgado | Foto: Reprodução/SBT

Como mais de sete décadas de carreira no rádio e na televisão, onde sempre se destacou pela audiência, Silvio Santos inspirou obras. Somente em 2017 duas biografias foram lançadas: Silvio Santos — Vida, luta e glória (Avec), escrita por Rubens Francisco Lucchetti e desenhada por Sérgio M. Lima; e Silvio Santos — A trajetória do mito (Matrix), de Fernando Morgado. Em parceria, Marcia Batista e Anna Medeiros lançaram dois livros sobre o apresentador pela editora Universo dos Livros: Silvio Santos — A biografia e Silvio Santos — A biografia definitiva.

https://www.youtube.com/watch?v=dvPP-ICOTps

Além de livros, a história de Silvio teve vez no teatro em série produzida por serviço de streaming. Lançada em 2020, a comédia musical “Silvio Santos Vem Aí” ganhou vez nos palcos de São Paulo. Já esteve em cartaz, por exemplo, nos teatros 033 Rooftop e Procópio Ferreira.

Ator que já trabalhou em novelas do SBT, Velson D’Souza foi o responsável por interpretar Silvio no teatro. Em 2021, ele falou sobre esse trabalho. Conforme a equipe de comunicação da peça, um dos desafios foi passar, em poucas horas, por diversas fases do apresentador.

“O grande lance é não ficar aquela caricatura do Silvio Santos que todo mundo faz”, disse D’Souza. “Isso também funciona para o gestual. Tem a questão da mão, que é muito presente, toda aquela postura altiva e elegante do Silvio. Eu acho que temos que entender isso e atravessar. Quando ele era jovem, provavelmente não era igual ao que é hoje. Mas temos que fazer algo que lembre como ele é hoje.”

Silvio Santos também é personagem central da série “O Rei da TV”, com o comunicador sendo interpretado pelo experiente ator José Rubens Chacá. Lançada em 2022, a produção é exibida pela plataforma Star Plus e ganhou a segunda temporada neste ano.

https://www.youtube.com/watch?v=JPlnTZe9vgs

Silvio Santos foi candidato a presidente da República

silvio santos - candidato a presidente
Silvio Santos: candidato a presidente da República em 1989 | Foto: Reprodução

Na apresentação da obra escrita Morgado, que além de escritor é professor universitário, a Matrix Editora reforça que o livro vai além de apresentar a linha do tempo de Silvio enquanto profissional da radiodifusão brasileira.

“Formou um grupo empresarial bilionário, com milhares de empregados em todo o Brasil”, informa a editora em seu site. “Tentou ser prefeito, governador e até presidente. Cercou sua vida pessoal de mistérios, cultivados pela distância que mantém dos repórteres. Mesmo assim, ao longo da carreira, já causou polêmica ao opinar sobre diversos assuntos: de empreendedorismo até homossexualidade, passando por economia, sexo, drogas e política.”

E a parte política de Silvio Santos teve nas eleições presidenciais de 1989 o seu ápice. Na ocasião, o já consagrado apresentador e dono do SBT se lançou pelo Partido Municipalista Brasileiro. A candidatura, contudo, foi indeferida uma semana antes da realização do primeiro turno pelo Tribunal Superior Eleitoral, que também cassou o registro da legenda, que não teria realizado o número necessários de convenções para lançar Silvio à Presidência da República.

https://www.youtube.com/watch?v=B_TiXMW-tCQ

Assim, sem nunca ter desempenhado cargo público, o ex-camelô Senor Abravanel deu durante décadas vida ao empresário, apresentador e dono de emissora de televisão conhecido pelo público brasileiro pela alcunha Silvio Santos, um “mito”, segundo as palavras do escritor Fernando Morgado.

Mais Lidas

Rodrigão, ex-BBB, se recupera de cirurgia após remoção de tumor benigno

Rodrigão, ex-participante do BBB, de 36 anos, enfrentou uma...

Um mês para a volta da Superliga Masculina: saiba as novidades

Esta sexta-feira, dia 20 de setembro, marca exatamente um...

X-Games Chiba tira principais estrelas do Mundial de park

O Mundial de park, que está sendo disputado na...

Concursos Fiscais 2024: salários iniciais de até R$ 22 mil!

Quer ficar por dentro de todos os concursos fiscais...

Flu sai na frente do Atlético na luta por vaga na semi da Libertadores

O Fluminense partiu na frente do Atlético-MG na disputa...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo