A convite da Fundação de Pesquisas do Estado do Acre (Fapac), o presidente da Federação das Indústrias (Fieac) e futuro deputado federal, José Adriano, participou de mais uma edição do programa Café com Ciência, na manhã desta terça-feira, 29, no eAmazônia, no Campus Universitário Rio Branco.
O presidente da Fapac, Moisés Diniz, afirmou que a ideia do programa Café com Ciência é apresentar aos parlamentares os projetos de pesquisas desenvolvidos pela instituição. Explicou que o convite a José Adriano se deu pela sua militância na indústria e na defesa dos negócios sustentáveis. “Com esse novo olhar para o Pacífico e com a inauguração do Porto de Chancay, o Acre vai ser o centro do Norte e do Centro-Oeste e precisará de empresas com forte tecnologia. Os avanços na pesquisa científica fornecem novas ferramentas e métodos de investigação”, analisou.
Na ocasião o assessor da presidência e coordenador de Desenvolvimento Regional da Fapac, Davilson Cunha, apresentou ao presidente da Fieac, José Adriano, o projeto Ciência das Sementes. O módulo de pesquisa consiste na analise das principais cadeias produtivas do estado do Acre e é um dos pilares de sustentação para conservação da biodiversidade face a mudanças climáticas. A concessão de bolsas prevista no programa garante a permanência do homem em seu habitat, com a contrapartida de desmatamento zero e boas práticas com o uso da terra.
Para o presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro, a pesquisa é fundamental para desenvolver projetos prioritários. O futuro deputado federal citou que a instituição que ele representa já se conecta por meio do Fórum de Inovação e Desenvolvimento com as entidades de pesquisas do Acre.
“Eu conto com a Fapac, com a Ufac, com o Ifac. O Estado precisa estar conectado com todo o ecossistema. Eu acredito que unidos vamos vencer os obstáculos que precisam ser superados e avançaremos neste campo para o bem do Acre com captação de emprego e renda”, acrescentou Ribeiro.
O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, afirmou que o governo do Acre vem aprimorando e aprofundando ações que visam o fortalecimento do ecossistema de inovação. Para ele, a captação de recursos pela Fapac mostra a entrega de ações concretas para fomentar a ciência e a pesquisa.
“É um trabalho de excelência que o Moisés e toda a equipe da Fapac vêm realizando. A presença do futuro deputado José Adriano reforça esse compromisso com a pesquisa. Ele representa esse segmento. Não tenho dúvidas de que selamos aqui oportunidades para a conquista de apoio pelo desenvolvimento do estado do Acre”, destacou Mesquita.