Tradicional no calendário promocional das empresas, a Black Friday acontece no próximo dia 29 de novembro. O otimismo dos empresários para o crescimento das vendas faz com que as ofertas apareçam em negócios dos mais diversos segmentos, seja em lojas físicas ou online. Para observar esse aumento de faturamento, é necessário que as empresas, sobretudo os pequenos negócios, estejam preparados para este momento.
Buscando agregar valor aos pequenos negócios, o Sebrae disponibiliza uma infinidade de capacitações para auxiliá-los no planejamento para essa e outras datas comerciais, com iniciativas que envolvem: gestão de estoque, negociação com fornecedores, parcerias, capacitação da equipe e organização do ambiente.
Para vender mais, é necessário definir a melhor estratégia, avaliar produtos e serviços que serão destacados durante a campanha, firmar parcerias com empresários vizinhos e potenciais parceiros, além de determinar os descontos que serão oferecidos aos clientes.
Segundo a gerente de Atendimento e Relacionamento, Claudia Baima, investir na Black Friday pode aumentar significativamente as vendas, ajudar a reduzir estoques, atrair novos clientes, fidelizar os já existentes e ajudar em estratégias pós-venda.
“Participar dessa data aumenta a visibilidade da empresa e da marca, ajudando a manter a competitividade no mercado. Para aproveitar ao máximo, é essencial planejar-se com antecedência, criar ofertas atrativas e garantir um excelente atendimento ao cliente, dentro da possibilidade financeira que a empresa tem e pode ofertar”, destacou Baima.
Ainda pensando na potencialização das vendas, o Sebrae destaca 6 dicas práticas para esta data:
1. Você não precisa baixar o preço de todos os produtos da loja;
2. Escolha uma categoria de produtos ou crie combos ao definir as ofertas;
3. Ao definir a precificação avalie todos os custos envolvidos;
4. Engaje sua equipe para conseguir resultados significativos;
5. Seja transparente com seus clientes quanto aos preços e descontos;
6. Você pode estender a “Black Friday” para outras datas, sempre prezando por garantir benefícios para o cliente sem perder sua margem de lucro.
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Para se preparar para a data, aposte em capacitações. O Sebrae oferece uma infinidade de cursos gratuitos que podem auxiliar no planejamento:
Curso marketing digital redes sociais – Sua empresa nas redes sociais
Curso gestão de estoque – Mantendo o estoque em dia
Curso de precificação – Como definir o preço de venda
Curso Qualidade do atendimento ao cliente
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