sexta-feira, 23 maio, 2025
25.3 C
Rio Branco

Entenda as mudanças no CadÚnico e o sistema de controle de fraudes no Bolsa Família

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O CadÚnico (Cadastro Único) e o Bolsa Família passam por mudanças com o novo plano de ação da Rede Federal, lançado nesta terça-feira (18).

 

A iniciativa do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social) tem como objetivo combater fraudes e detectar riscos em benefícios sociais. O CadÚnico tem uma nova plataforma com informações mais atualizadas para simplificar o cadastro das famílias.

Uma das mudanças é que o CPF passa a ser a chave única para a identificação dos beneficiados e, como as informações são incluídas de forma automática, a partir do cruzamento de dados das bases do governo, os operadores não precisam preencher todo o cadastro.

O pente-fino em benefícios irregulares também faz parte de uma ação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que, até o final de 2024, cortou 52% dos benefícios analisados, economia de R$ 2,4 bilhões aos cofres públicos.
As mudanças serão contempladas por medidas de prevenção, fiscalização e qualificação.

“Nós conseguimos, entre 2023 e 2024, entre fraudes e irregularidades, ter o cancelamento de 4,1 milhões de benefícios”, afirmou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, em discurso no lançamento das medidas.

O QUE MUDA NO CADÚNICO?

As mudanças no CadÚnico estavam previstas desde janeiro deste ano. A plataforma passará a contar com o cruzamento digital de diferentes bases de dados do governo federal. A atualização deve agilizar a inserção de informações e a atualização dos dados das famílias.

Pessoas vulneráveis não precisarão, assim, ir a centrais de atendimento público para prestar informações que o governo já tem.

A última reforma no Cadastro Único foi feita em 2010 e a nova atualização do sistema tem parceria da Dataprev, empresa de tecnologia. Entre as mudanças, está o fato de as informações serem buscadas e incluídas de forma automática e online.

Com a atualização do sistema, o CPF passa a ser a chave única do cadastro. Para preparar os operadores, o ministério conta com um processo de capacitação online, obrigatório para todos os profissionais.

O QUE ACONTECE COM O SISTEMA ANTERIOR?

A mudança para a nova plataforma é feita de uma única vez, com o desligamento do sistema anterior. O novo portal se torna, assim, a única fonte de gestão das informações cadastrais.

COMO FUNCIONA O NOVO PLANO DE AÇÃO?

O novo plano se baseia em três eixos principais:
– Prevenção: Busca evitar fraudes e irregularidades no sistema por meio da gestão de riscos e da promoção de boas práticas.
– Fiscalização: Envolve o monitoramento constante e o aprimoramento dos mecanismos de controle para evitar o uso indevido dos recursos.
– Qualificação: Voltado para a capacitação de profissionais, fortalecimento do controle social e melhoria dos dados utilizados na gestão dos programas.

O programa conta também com um plano de enfrentamento à desinformação que busca monitorar e responder a notícias falsas relacionadas aos programas sociais.

Entre as diretrizes do plano está a não criminalização da pobreza. Wellington Dias diz, no entanto, que “não abrirão mão de criminalizar quem usa os pobres para fraudes”.

O plano contará com três grupos técnicos: um para a redução de litigiosidade; outro para orçamento, fiscalização e estruturação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social); e um para o aperfeiçoamento do BPC.

MUDANÇAS NO BPC?

Haverá a criação de um grupo técnico para discutir o aperfeiçoamento da gestão do BPC (Benefício de Prestação Continuada), benefício previsto na Loas (Lei Orgânica da Assistência Social), que paga um salário mínimo por mês a idosos ou a pessoas com deficiência.

Para quem tem deficiência, é necessário que a condição lhe cause impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, impossibilitando de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade com as demais pessoas.

No caso de idosos, o benefício é pago para quem tem a partir de 65 anos e é de família cuja renda por pessoa seja de até um quarto do salário mínimo.

Mais Lidas

Moradores denunciam abandono no posto de saúde do Gregório durante emergência médica

Na manhã desta sexta-feira (23), moradores da comunidade Gregório,...

Tragédia em Assis Brasil: Adolescente é encontrada morta após bullying em vídeo de influenciador

Na cidade de Assis Brasil, no Acre, uma adolescente...

Trump assina ordens executivas para “renascimento” nuclear civil acelerado

O Presidente norte-americano,...

Alexandre de Moraes confronta Aldo Rebelo em audiência sobre tentativa de golpe

A sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) realizada nesta...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo