quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Presidente da OAB/AC repudia decisão do STF sobre lacração de celulares de advogados e jornalistas durante sessão na Corte

 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), Rodrigo Aiache, manifestou-se publicamente, por meio das redes sociais, contra a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a lacração de celulares de advogados e membros da imprensa durante sessão pública da Corte.

Segundo Aiache, a medida representa uma afronta às prerrogativas da advocacia brasileira. Ele destacou que o uso de celulares para gravação em sessões públicas é respaldado por lei e integra a atuação profissional dos advogados. “Isso atinge diretamente o direito de defesa e a transparência do processo”, afirmou.

O presidente da OAB/AC defendeu que possíveis abusos devem ser apurados com responsabilização individual, mas sem comprometer garantias institucionais nem causar prejuízo à classe ou à liberdade de imprensa.

“Seguiremos firmes, ao lado das demais seccionais e do Conselho Federal da OAB, na defesa incondicional da nossa classe”, concluiu Aiache.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Brasil) emitiu uma nota no início da noite de terça-feira, 22, em que diz receber com surpresa a decisão do STF que determina a lacração dos celulares de advogados e de profissionais da imprensa durante as sessões públicas. O uso de aparelhos para gravação de áudio e vídeo nesses casos é amparado por lei, sustenta a OAB.

A entidade afirmou que vai peticionar uma revisão da medida. A determinação para o uso de lacre partiu do presidente da 1ª Turma do STF, Cristiano Zanin, que adotou a medida no julgamento do segundo núcleo das manifestações de 8 de janeiro de 2023. Na audiência, ocorrida nesta terça-feira, Zanin mandou lacrar os telefones celulares de todos os participantes da sessão.

Em nota publicada em seu site e reproduzida no perfil oficial dentro da rede social X – antigo Twitter, a OAB Nacional se manifesta por meio do presidente do seu conselho federal, Beto Simonetti, com a seguinte argumentação:

“O Conselho Federal da OAB acompanha o julgamento em curso na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e recebeu com surpresa e irresignação a decisão que determinou a lacração dos celulares de advogados e de profissionais da imprensa”, destacou a nota.

O post Presidente da OAB/AC repudia decisão do STF sobre lacração de celulares de advogados e jornalistas durante sessão na Corte apareceu primeiro em Folha do Acre.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo