A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Instituto de Identificação, realiza nesta terça-feira, 22, e quarta, 23, uma ação de cidadania que atende cerca de 200 moradores da comunidade indígena da Aldeia Jatobá, localizada às margens do Rio Iaco, no município de Sena Madureira. A missão tem como objetivo a emissão da Carteira de Identificação Nacional (CIN), proporcionando acesso ao documento de identidade às populações que vivem em áreas remotas e de difícil acesso.
A ação é fruto de uma parceria entre a PCAC e o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), que, por meio do seu Projeto Cidadão, leva diversos atendimentos às comunidades isoladas do estado. A cooperação tem sido fundamental para garantir que os direitos básicos de cidadania cheguem até os lugares mais distantes. Desde 2022 até a primeira quinzena de outubro, já foram emitidas no estado 186 mil CINs, o que representa 21,21% da população do Acre.
O diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva, destaca a importância da iniciativa: “O Projeto Cidadão tem nos dado o suporte necessário para alcançar aldeias e localidades aonde seria muito difícil chegar sem essa colaboração. A emissão do documento de identidade é um direito de todos, e é muito gratificante ver o impacto positivo que essas ações têm na vida dos indígenas e de outras populações ribeirinhas”.
A Aldeia Jatobá, como tantas outras comunidades indígenas, depende desses esforços para obter acesso aos serviços básicos de cidadania. Essas ações reforçam o compromisso da Polícia Civil e do TJAC em buscar o acesso a esses direitos, promovendo inclusão social e fortalecendo a identidade cidadã das populações isoladas.