quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Von der Leyen: ‘Já preparamos resposta às tarifas de Trump

Durante visita a Samarcanda, no Uzbequistão, nesta quarta-feira (2), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a União Europeia está preparada para reagir às novas tarifas impostas pelos Estados Unidos e já trabalha em medidas de retaliação. A declaração veio após o presidente Donald Trump anunciar a aplicação de tarifas globais sobre importações, incluindo uma taxa de 25% sobre todos os automóveis estrangeiros.

 

“Já estamos finalizando o primeiro pacote de contramedidas em resposta às tarifas sobre o aço e agora preparamos novas ações para proteger nossos interesses, caso as negociações não avancem”, disse von der Leyen. Ela destacou ainda que o comissário europeu de Comércio, Maros Sefcovic, mantém diálogo constante com autoridades norte-americanas.

A dirigente europeia ressaltou que, embora o sistema de comércio internacional tenha falhas significativas, ainda há tempo para buscar soluções por meio do diálogo. “Não é tarde demais para resolver os problemas na mesa de negociações”, afirmou.

Von der Leyen lamentou a decisão de Trump e alertou para os impactos econômicos globais da medida. “As tarifas representam um golpe duro para a economia mundial e terão consequências graves para milhões de pessoas. Isso tornará alimentos, transportes e medicamentos mais caros, afetando especialmente os mais vulneráveis”, alertou.

A líder europeia fez um apelo à coesão entre os países do bloco: “A nossa união é a nossa força. Temos o maior mercado único do mundo, com 450 milhões de consumidores. Este é o nosso porto seguro em tempos de instabilidade”.

Ela também reforçou o compromisso da UE com o comércio baseado em regras, criticando o que classificou como medidas unilaterais. “A Europa continuará a construir pontes com aqueles que acreditam no comércio justo e na prosperidade compartilhada”, completou.

Tarifas americanas e críticas a Bruxelas

De acordo com a nova política comercial dos Estados Unidos, os países da União Europeia passarão a pagar uma tarifa de 20% sobre exportações para o mercado norte-americano. Segundo o governo de Trump, os produtos dos EUA enfrentam, atualmente, barreiras equivalentes a 39% na entrada nos mercados europeus.

Em discurso, Trump acusou o bloco europeu de agir de forma injusta: “Achamos que a União Europeia é amigável, mas eles nos exploram. É muito triste e patético ver isso. Eles taxam nossos produtos em 39%, então agora nós vamos cobrar 20% deles”, declarou o presidente.

Leia Também: Câmara dos Deputados do Brasil aprova lei da reciprocidade após tarifas

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo