O hino de uma força policial traz identidade, reconhecimento, senso de equipe e conta uma história. Pensando nisso, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) abriu um concurso para criação de um hino para a Polícia Penal do Acre (PPAC).
Dentre os objetivos da criação do hino para a Polícia Penal está promover os feitos e glórias da PPAC e proclamar suas peculiaridades institucionais e históricas. Para participar do concurso, é necessário ser um servidor efetivo (da ativa ou aposentado) da Segurança Pública do Estado do Acre. Além disso, o hino inscrito no concurso deve focar na história, identidade, missão, visão, objetivos e valores da Polícia Penal, além de outros requisitos que podem ser encontrados na Portaria nº 1001, de 11 de setembro de 2024, publicada no Diário Oficial do Acre.
O policial penal Cristiano Santos, que integra a comissão de identidade visual da Polícia Penal como primeiro secretário, explica que “o Iapen tem valorizado a Polícia Penal e dado seguimento à sua criação. Com a comissão foi possível essas portarias necessárias para a criação desses símbolos e identidade visual como um todo. Enquanto policial penal, me sinto honrado em pertencer a essa polícia, e o hino traz esse senso cívico na categoria, esse amor. Imagina um policial penal pode vir a ser conhecido como aquele que criou o hino da Polícia Penal. Isso é participação e democracia, e eu só tenho a agradecer as gestões que temos e tivemos, e que consigamos avançar ainda mais”.
A policial penal Fernanda Sá salienta que o hino é importante para a construção da identidade da Polícia Penal: “É de extrema necessidade a Polícia Penal constituir seu próprio hino, tendo em vista que nós somos uma instituição nova no Estado e estamos em evolução, e temos que constituir a nossa própria identidade”, ressaltou.
O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, acredita que o hino é um importante símbolo para uma força policial, e a Polícia Penal deve ter o seu: “O hino pode trazer mais autoestima para os policiais penais, estimular os valores que a Polícia Penal possui, e trazer um senso de identidade para a força”, explicou o presidente.
O formulário de inscrição para o concurso está disponível neste link.