Em um universo de mais de 11 milhões de pequenos negócios, o Sebrae comemora mais um Dia do Empreendedor, celebrado há 25 anos no dia 5 de outubro. A data é alusiva à Lei 9.841 de 1999, que marca a criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, buscando reconhecer a importância dos pequenos negócios para a sociedade.
No Acre, pouco mais de 40 mil empreendedores trabalham diariamente em busca de independência e sustentabilidade empresarial, oferecendo diversos produtos e serviços que proporcionam aos consumidores acesso a itens personalizados e de qualidade, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico local. Para valorizar o segmento, o Sebrae incentiva o movimento “Compre do Pequeno”, estimulando os consumidores a fortalecerem toda uma comunidade empreendedora, direta ou indiretamente.
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Statista, em junho de 2022, 56% dos consumidores preferem comprar de pequenos negócios. O índice demonstra o potencial criativo, a autenticidade e a habilidade das marcas de fidelizar os clientes por meio do diferencial da diversidade.
Os pequenos negócios, seja um Microempreendedor Individual (MEI), uma Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), permitem o desenvolvimento, a fabricação e a comercialização de produtos artesanais, evidenciando principalmente as produções locais. Exemplo disso é a Ozo – Óleos Terapêuticos, que se destaca no mercado acreano como o primeiro pequeno negócio a utilizar o processo de ozonização de óleos naturais com fórmulas exclusivas.
A empreendedora e fisioterapeuta Jéssica Guimarães relata que a ideia da Ozo surgiu durante um atendimento fisioterapêutico em meio à pandemia. Ela e o marido ozonizaram um óleo para um cliente com uma ferida diabética, combinando o óleo vegetal puro com o gás medicinal, que possui propriedades anti-inflamatórias e bactericidas.
“Quando o paciente retornou para a próxima sessão, a ferida estava praticamente cicatrizada, então a gente notou ali a necessidade de levar esses óleos a mais pessoas da nossa cidade”, destaca a empreendedora.
Para auxiliá-la no processo de crescimento e construção da marca, Jéssica Guimarães contou com o apoio do Sebrae no Acre.
“Eu busquei o Sebrae para realizar cursos e fortalecer a minha rede de contatos, expor em feiras, como a Expoacre, e com certeza foi uma ferramenta auxiliar no nosso procedimento de crescimento”, ressalta.
Com a celebração do Dia do Empreendedor, o Sebrae reafirma seu compromisso com os pequenos negócios, que são essenciais para o crescimento do Acre. O diretor técnico do Sebrae no Acre, Kleber Campos, destaca a importância de valorizar o setor.
“Os pequenos negócios são fundamentais para a economia local, e com o incentivo ao consumo de produtos feitos aqui, ajudamos a fortalecer essas empresas e promovemos a valorização do que é o nosso”, afirma o diretor.