quinta-feira, 29 janeiro, 2026

Ministério Público do Acre participa de discussões sobre Projeto de Lei que prevê a negativa de liberdade provisória em determinados crimes

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou, nesta sexta-feira, 11, de uma reunião na Secretaria de Justiça e Segurança Pública para discutir o Projeto de Lei nº 714/2023, aprovado pela Câmara dos Deputados e atualmente em tramitação no Senado Federal sob o número 4.082/2024. A proposta prevê alterações no art. 310 do Código de Processo Penal, estabelecendo a denegação de liberdade provisória durante a audiência de custódia em determinados casos.

De acordo com o texto do PL, de autoria do deputado federal Coronel Ulysses, a medida deverá ser aplicada a acusados de crimes hediondos, roubo, associação criminosa qualificada, além de situações em que houver reincidência criminal. O projeto tramita no Senado sob relatoria do senador acreano Márcio Bittar.

O procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, fez uma análise técnica dos principais aspectos do projeto, apresentando também sugestões para o aperfeiçoamento da proposta. Ele destacou a importância de discussões que promovam a participação ativa de diferentes instituições e da sociedade no processo de construção legislativa.

“O projeto é extremamente relevante e representa um grande avanço para a sociedade. Ter a oportunidade de participar dos debates que ocorrem no Parlamento é algo muito valioso. Enquanto cidadão, sinto-me contemplado pela forma como está sendo definida a política criminal. Incluir a população e os atores da segurança pública e do Sistema de Justiça nesse debate é uma iniciativa que contribui para enriquecer ainda mais as discussões que nossos representantes realizam no Congresso”, disse.

Ministério Público do Acre participa de discussões sobre Projeto de Lei que prevê a negativa de liberdade provisória em determinados crimes | Cidade AC News – Notícias do Acre

A análise do procurador-geral também envolveu o Direito Comparado, ao estabelecer relações entre o conteúdo do projeto e a legislação italiana, especialmente os dispositivos do Código Penal do país que tratam dos crimes de organização criminosa de tipo mafioso e outros delitos graves. Ele destacou que, nesse contexto, o legislador presume a periculosidade do acusado, bem como os pressupostos para a decretação da prisão preventiva.

Pelo MPAC, também esteve presente a secretária de Planejamento Institucional e Inovação e coordenadora adjunta do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório. A reunião contou ainda com o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, e demais representantes das forças de segurança.

O post Ministério Público do Acre participa de discussões sobre Projeto de Lei que prevê a negativa de liberdade provisória em determinados crimes apareceu primeiro em AcreNews.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo