quinta-feira, 29 maio, 2025
19.3 C
Rio Branco

Consórcio do Acre avança na gestão de resíduos sólidos e projeta fim dos lixões até 2026

O Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre (CINRESOAC), instituído em 2023, pretende facilitar a atuação dos municípios que devem atender a política sanitária e de meio ambiente. No Acre, com exceção de Rio Branco, que possui aterro sanitário conforme orienta a lei, os demais municípios do estado têm problemas com a destinação de seus resíduos sólidos.

Emerson: “Vamos para Brasília para resolver a situação dos outros municípios” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Durante reunião realizada nesta sexta-feira (11), com a presença de boa parte dos representantes dos 22 municípios, ficou estabelecido que a capital estará recebendo resíduos sólidos de 12 deles.

Segundo Emerson Leão, secretário executivo do CINRESOAC, a missão agora é que o consórcio possa verificar os encaminhamentos possíveis para resolver a situação dos municípios isolados, sendo eles: Santa Rosa do Purus, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. O secretário destacou o interesse dos gestores em utilizar termoplástico.

Bocalom: “Devagar vamos ajustando as conversas” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“A maioria dos prefeitos vai estar no dia 22, em Brasília, para sentarmos com a bancada acreana, os senadores e deputados no Ministério para podermos resolver a situação dos outros municípios. Acreditamos que até o final do próximo ano, o Estado do Acre vai ser um dos poucos municípios do Brasil a encerrar 100% as atividades dos seus lixões.”

O prefeito de Rio Branco e também presidente do Consórcio, Tião Bocalom, destacou os avanços que o consórcio vem tendo em relação a correta destinação dos resíduos, obedecendo às diretrizes da Lei n.º 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

“Já começam a aparecer soluções para o lixo fora de Rio Branco. Estou feliz que devagarzinho vamos ajustando as conversas. O grande desafio dos municípios do interior, tirando a capital é exatamente a questão do lixo. Então, acredito que com essas discussões amplas vamos resolver o problema do lixo nos 22 municípios do Estado do Acre.



Mais Lidas

Demi Lovato se casa com Jutes na Califórnia e mostra novas fotos

Demi Lovato oficializou sua união com o músico Jordan...

Barry Keoghan admite vício em drogas

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Barry Keoghan, 32, admitiu...

Neymar pai diz que projeto no Santos era focado em recuperar o jogador: ‘Se jogasse, amém’

Pai e empresário de Neymar, Neymar Pai comentou nesta...

iPhones por R$ 429, Xbox e carros baratos em leilão da Receita; veja

(FOLHAPRESS) - O novo leilão da Receita Federal, que...

Ex-chefe da FAB diz que prisão de Moraes foi cogitada em ‘brainstorm’ com Bolsonaro

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O almirante Carlos de Almeida...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo