quinta-feira, 18 setembro, 2025
33.3 C
Rio Branco

Maioria acha que Tarcísio deveria disputar apenas reeleição em SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A maioria da população de São Paulo afirma que Tarcísio de Freitas (Republicanos) deveria concorrer à reeleição no ano que vem em vez de renunciar ao cargo e tentar a Presidência, aponta nova pesquisa Datafolha.

 

Para 58% dos entrevistados, ele deveria disputar um segundo mandato no Governo de São Paulo. Já 30% afirmam que ele deveria ser candidato a presidente da República, e 12% não souberam responder. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento ouviu 1.500 eleitores com mais de 16 anos, de 81 cidades paulistas, de 1 a 3 de abril.

Pela legislação eleitoral, Tarcísio tem até abril do ano que vem para tomar uma decisão. Publicamente, ele nega haver planos para o Palácio do Planalto em 2026 e afirma que seu candidato ao posto é Jair Bolsonaro (PL), seu padrinho político.

O ex-presidente, contudo, está inelegível até 2030 por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O tribunal considerou que ele cometeu abuso de poder em reunião com diplomatas estrangeiros na qual divulgou afirmações falsas sobre as urnas e nas comemorações do bicentenário da Independência. Bolsonaro é ainda réu no STF (Supremo Tribunal Federal) sob acusação de liderar uma trama golpista de 2022 e pode ser condenado a mais de 40 anos de prisão.

Aliados de Tarcísio afirmam que, reservadamente, o governador já admitiu a possibilidade de entrar na disputa se tiver o apoio do ex-presidente.

A preferência do eleitor de São Paulo pela candidatura à reeleição vale tanto para os diferentes espectros ideológicos, de acordo com a pesquisa.

Entre os que se declaram bolsonaristas, 61% dizem que Tarcísio deveria tentar disputar novamente o governo, e 32%, que deveria tentar a Presidência. Entre petistas, os índices são de 58% e 28%, respectivamente. Nos dois segmentos, a margem de erro da pesquisa é de cinco pontos.

O Datafolha também perguntou qual candidato a governador Tarcísio deveria apoiar caso não tente a reeleição.

Em empate técnico, lideram o influenciador Pablo Marçal (PRTB), com 23%, e o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), com 22%.

Ambos estiveram em lados opostos na última eleição municipal. Tarcísio apoiou a campanha vencedora de Nunes e fez críticas a Marçal ao longo da disputa.

Para 10% dos entrevistados, Tarcísio deveria apoiar seu secretário de Governo, Gilberto Kassab (PSD), ex-ministro dos governos Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) e ex-prefeito da capital.

Parte da base bolsonarista tem ressalvas ao nome de Kassab, cujo partido também faz parte do governo Lula (PT).

Outros 7% dos entrevistados afirmam que Tarcísio deveria apoiar Rodrigo Manga (Republicanos), o “prefeito tiktoker” de Sorocaba, a 101 km da capital, correligionário do governador e alvo de operação da Polícia Federal nesta quinta-feira (10).

Já 6% apontam que o apoio deveria ir para o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL), e 3%, para o presidente da Alesp (Assembleia Legislativa), André do Prado (PL).

Mais Lidas

Gladson Cameli STJ rejeita 5 embargos na ação penal n 1076

Gladson Cameli STJ rejeita 5 embargos na ação penal nº 1076

Atleta da escola Tancredo Neves irá representar o estado no badminton durante os Jogos da Juventude

Os Jogos da Juventude são uma competição organizada pelo...

Primeira etapa do Festival Estadual da Canção 2025 começa em Rio Branco

Começou em alto nível a primeira etapa do Festival...

Aulão do Pré-Enem supera barreiras e atende estudantes da zona rural no Acre

Estudantes de escolas localizadas em ramais de difícil acesso...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo
Rádio Cidade FM 107.1 - ao vivo