sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Rio Juruá sobe e fica a menos de 10 cm da cota de transbordo, mas Defesa Civil descarta alarme

O nível do Rio Juruá voltou a subir e atingiu, nesta quarta-feira (9), a marca de 12 metros e 91 centímetros, faltando menos de 10 centímetros para atingir a cota de transbordo que é de 13 metros. Na última segunda-feira (7), o rio marcava 12 metros e 36 centímetros, o que representa uma elevação de 55 centímetros em apenas dois dias.

Apesar do aumento, a Defesa Civil Municipal descarta a necessidade de alarme por parte da população. Segundo o coordenador do órgão, José Lima, o fenômeno é conhecido como “repiquete”, comum na região durante o período de cheia.

“Já era esperado que o rio voltasse a subir, não nas mesmas proporções de março, quando atingiu 13,79 metros e tivemos situação de emergência decretada, mas o monitoramento segue constante”, explicou Lima.

Atualmente, o município conta com apenas uma família em situação de aluguel social, e nenhuma remoção foi necessária até o momento. O fornecimento de energia elétrica também segue normalizado, com risco apenas quando o nível ultrapassa os 13 metros e 30 centímetros, o que ainda não ocorreu.

As equipes da Defesa Civil estão em campo realizando vistorias e levantamentos nos bairros que podem ser novamente afetados. O trabalho faz parte do plano de contingência municipal.

“Estamos a menos de 10 centímetros da cota de transbordo. Caso as chuvas continuem, o rio pode ultrapassar esse limite nos próximos dias, mas o município está preparado. Nossas equipes estão de prontidão para agir com rapidez”, afirmou o coordenador.

Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato pelos números 193 (Corpo de Bombeiros) ou (68) 99965-6237 (Defesa Civil Municipal).

A recomendação é de tranquilidade, mas com atenção redobrada, especialmente nas áreas que já foram afetadas pela primeira enchente do ano. A maioria das famílias desabrigadas anteriormente já retornou às suas casas, segundo informou José Lima.

Com informações Juruá Online

O post Rio Juruá sobe e fica a menos de 10 cm da cota de transbordo, mas Defesa Civil descarta alarme apareceu primeiro em Folha do Acre.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo