sábado, 16 novembro, 2024
24.3 C
Rio Branco

Semulher promove palestra sobre atuação feminina na história do Acre para organismos de políticas para mulheres

Agência.ac

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), realizou a palestra “Mulheres na história do Acre: protagonismos e resistência na formação do estado”, voltada a organismos de políticas para mulheres (OPMs). A formação continuada contou com a presença de gestoras dos 22 municípios e foi realizada na manhã desta quarta-feira, 9, em formato online.

Semulher realizou palestra “Mulheres na história do Acre: protagonismos e resistência na formação do estado”. Foto: Franklin Lima/Semulher

Conduzida pela professora de história e técnica da Semulher Rayele Oliveira, a exposição abordou o resgate de histórias e o reconhecimento às lutas e conquistas das mulheres que moldaram a trajetória do Acre, com o objetivo de oferecer uma visão ampliada das múltiplas formas de participação feminina, desde as revoluções e resistências territoriais até as lutas ambientais e indígenas, incluindo os movimentos sociais e por direitos trabalhistas.

Professora de história e técnica da Semulher, Rayele Oliveira abordou o resgate de histórias e o reconhecimento às lutas e conquistas das mulheres. Foto: Franklin Lima/Semulher

“Ao reconhecer e valorizar essas trajetórias, fortalecemos a identidade feminina acreana e ressaltamos a importância de políticas públicas que continuem a garantir espaços de atuação e direitos para as mulheres, especialmente nas esferas política, econômica e social”, destacou a palestrante.

A chefe do Departamento de Ações Temáticas e Participação Política da Semulher, Alicia Flores, explicou que o intuito é proporcionar um momento de aprendizado. “Nós aprendemos com essas histórias de protagonismo feminino, pois até para passarmos a entender nossa situação atual, é preciso estudar a história e continuar avançando”, disse.

De cima para baixo: secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa; ativista do movimento de mulheres negras Almerinda Cunha; secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara; e ex-governadora do Acre, Iolanda Fleming. Foto: Reprodução/colagem

Algumas mulheres citadas foram Iolanda Fleming, uma importante figura na política do Acre e uma referência histórica para as mulheres na política brasileira; Francisca Arara, destacada liderança indígena e a primeira mulher indígena a assumir o cargo de secretária de Estado dos Povos Indígenas do Acre; Almerinda Cunha, uma figura importante no movimento negro do estado; e a própria secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa, que tem trajetória na área de segurança pública, com mais de 20 anos de experiência, já tendo estado à frente da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Rio Branco.

Uma das gestoras das OPMs, Lis Carvalho, participou do encontro e salientou a importância de receber o conteúdo. “Eu sou do Centro Especializado do Juruá, de referência para mulheres vítimas de violência; somos ferramentas e funcionamos como porta de entrada para a mulher que foi vítima, por isso [essa formação] é importante”, disse.

Mais Lidas

Whindersson Nunes compara antes e depois de perder 15 kg para luta de boxe

Whindersson Nunes surpreendeu ao exibir sua transformação após perder...

Whindersson Nunes perde luta e reage à ‘sarrada’ de indiano no ringue

Após perder para o indiano Neeraj Goyat no boxe,...

Sport goleia Ponte fora, entra no G4 e complica vida da Macaca

O Sport conseguiu uma vitória maiúscula para seguir sonhando...

Heroico: Ituano vira sobre o Vila Nova nos acréscimos e segue vivo na Série B

O Ituano foi guerreiro, não desistiu e conseguiu o...

Goiás atropela Amazonas fora e vê acesso no fim do túnel

O Goiás atropelou o Amazonas fora de casa para...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo