sexta-feira, 2 maio, 2025
23.3 C
Rio Branco

Lorazepam: os riscos do medicamento que é protagonista em ‘White Lotus’

No início de fevereiro, estreou na plataforma de streaming Max a terceira temporada de The White Lotus. Além de um novo enredo, novas histórias e protagonistas, os episódios também deram destaque a um medicamento: o lorazepam.

 

Victoria Ratliff, interpretada por Parker Posey, é uma das personagens que consome o remédio com frequência, quase como se fossem balas. Mais adiante, o marido, Timothy Ratliff, vivido por Jason Isaacs, também acaba se viciando no medicamento.

De acordo com o National Institutes of Health, o lorazepam é prescrito para tratar ansiedade por um período de até quatro meses. É uma escolha comum devido à sua ação rápida. A recomendação é que seja tomado de duas a três vezes ao dia, nunca ultrapassando 10 miligramas diários.

No entanto, as personagens nem sempre seguem essa orientação, o que acaba gerando alguns problemas. Um dos riscos do lorazepam é justamente o potencial de causar dependência. Tontura, fraqueza, sonolência e falta de equilíbrio estão entre os efeitos colaterais quando usado por um período prolongado.

Normalmente, esse tipo de medicamento é recomendado por um período de duas a quatro semanas, a menos que o caso esteja sendo acompanhado de perto por um médico. Em situações mais graves, o uso pode levar a uma overdose, especialmente quando combinado com álcool. Respiração lenta e pressão arterial muito baixa também são sintomas que exigem atenção.

“Embora essas representações [em The White Lotus] possam aumentar a conscientização, também correm o risco de banalizar o uso indevido desse tipo de substância”, afirmou a farmacêutica Marta Miyares ao site HealthDigest.

Ela ainda citou um estudo de 2019, publicado no Psychiatric Services, que revelou que quase 20% das pessoas que fazem uso desses medicamentos acabam utilizando-os de forma inadequada. Uma das formas mais comuns é compartilhar o remédio com amigos ou familiares — algo que, de certa forma, também acontece na série.

Leia Também: Por que a preguiça não existe?

Mais Lidas

Han Duck-soo na corrida às presidenciais da Coreia do Sul

O antigo primeiro-ministro...

Time que sonha com vaga no grupo do Fla no Mundial tem técnico brasileiro

RENAN LISKAISÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Alajuelense, da...

Mulheres em cargos de liderança ganham R$ 40 mil a menos por ano do que homens, aponta Dieese

Mesmo com avanço em legislações para equidade de gênero...

Escassez de médicos afeta mais de um terço dos países das Américas, diz agência

Organização Pan-Americana da Saúde alerta para déficit entre 600...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo