Vice-governadora Mailza debate estratégias para fortalecer pilares de desenvolvimento econômico sustentável

A vice-governadora Mailza Assis dedicou sua agenda na tarde desta quarta-feira, 26, em seu gabinete, no Palácio Rio Branco, para debater estratégias de fortalecimento dos pilares econômicos do projeto Acre 10 anos.  Ela reuniu os titulares da Secretaria de Planejamento, Ricardo Brandão, e da Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita.

Reunião de trabalho definiu estratégias de parcerias para construção coletiva de uma agenda econômica. Foto: Neto Lucena/Secom

Durante a reunião de trabalho Mailza ouviu as propostas dos secretários e discutiu as ações conjuntas que estão sendo planejadas em colaboração com os governos federal, estadual e municipal. “O Acre vem colhendo bons frutos do trabalho de interlocução feito com os níveis de governo e com os países Peru e Bolívia. Essa oportunidade gerada a partir da Rota Quadrante Rondon e a inauguração do Porto de Chancay, apresenta novos desafios para a gestão. Precisamos estar preparado para o desenvolvimento”, analisou a vice-governadora.

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, apresentou os resultados das conexões com outras regiões, a movimentação de produtos e serviços entre as cidades do Acre e os países vizinhos por meio da política de comércio exterior que vêm estimulando um ambiente econômico mais favorável.

Mesquita apresentou proposta de integração de todos os modais como proposta de desenvolvimento para o Acre. Foto: Neto Lucena/Secom

“O Acre vem entregando bons índices de geração de emprego e renda, tivemos ano passado o crescimento do PIB de 4,4% acima da média nacional. O momento é promissor, mas, é também desafiador, exige articulações conjuntas envolvendo a gestão e a iniciativa privada, a sociedade”, disse Mesquita.

Para o titular da Seplan, Ricardo Brandão, por estar em posição geopolítica importante para o desenvolvimento, o estado tem como dever de casa a realização de um trabalho colegiado capaz de produzir resultados eficazes para a melhoria da qualidade de vida do cidadão.

“Estamos de mãos na massa fazendo isso acontecer. Mas essa construção não é apenas um movimento de governo, ou de um estado, toda sociedade precisa estar integrada na construção de um Acre mais justo, mais inclusivo, sustentável e com mais qualidade de vida para todos”, destacou.

Ricardo Brandão (Seplan) destacou pilares do projeto Acre 10 anos que garantem desenvolvimento e sustentabilidade. Foto: Neto Lucena/Secom

A parceria com o Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento vai possibilitar a consolidação de dados científicos, apresentando propostas para o fortalecimento da Rota Quadrante Rondon como a principal via de comércio exterior do Sudoeste da Amazônia. O governo também apresentará o Plano Estadual de Logística e Transportes e o Plano de Desenvolvimento de Fronteira.

Participaram da agenda o diretor administrativo da Zona de Processamento e Exportação, Lauro Santos, o coordenador do Grupo de Trabalho Acre-Ucaialy, Francimar Cavalcante, e o chefe de gabinete da vice-governadora, Henrique Afonso.

The post Vice-governadora Mailza debate estratégias para fortalecer pilares de desenvolvimento econômico sustentável appeared first on Noticias do Acre.