Vice-governadora Mailza Assis visita obras de habitação e reafirma fortalecimento das políticas de direitos humanos e migração na tríplice fronteira

A vice-governadora Mailza Assis visitou na manhã desta terça-feira, 4, o munícipio de Assis Brasil, na tríplice fronteira entre Brasil, Bolívia e Peru, na região do Alto Acre. Ela foi recepcionada pelo prefeito Jerry Correia e servidores municipais na Praça Henoch Timóteo de Araújo, onde recebeu do povo Manchineri da área Indígena Mamoadate, como boas-vindas, um koshma (vestimenta) dos povos tradicionais.

Homenagem é feita em reconhecimento ao trabalho da vice-governadora em benefício das populações indígenas de todo o estado. Foto: Raylanderson Frota

A vice-governadora aproveitou a oportunidade para reafirmar o compromisso do Estado com as políticas indígenas. “O governo do Acre tem um olhar especial para o desenvolvimento dos povos indígenas”, destacou. Edipaulo Manchineri, representante do povo indígena, agradeceu em nome de todas aldeias indígenas da região. “Somos gratos pelas ações dela em defesa do nosso povo”, afirmou.

A convite do prefeito Jerry Correia, a vice-governadora visitou o canteiro de obras de casas populares, um investimento de R$ 1,1 milhão fruto de recursos próprios do Estado para a construção de 11 casas populares. “O município ainda foi contemplado com mais 65 unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida. O total de 76 casas vai ajudar muito a retirar populações que são atingidas pelas enchentes do Rio Acre. Parceria de três governos: o Estado, o governo federal e o Município”, analisou Mailza.

Investimento de R$ 1,1 milhão é de recursos próprios do Estado e ajuda na geração de emprego e renda no município. Foto: Raylanderson Frota

No auditório da prefeitura, o prefeito Jerry Correia disse que a vice-governadora é inspiração para mulheres de todo o Acre. “É um prazer recebermos a senhora em nosso município”, afirmou Correia pedindo atenção especial a políticas de mulheres, da juventude e dos indígenas.

“Esse público precisa de atenção para garantir os seus direitos. Com relação aos indígenas, a vice-governadora conhece a terra dos Mamoadate, esteve presente comigo na região, é uma defensora de todos os povos indígenas, foi agraciada em sua visita aqui e reafirmou seus compromissos com as minorias”, destacou o prefeito.

Jerry Correia, ao destacar o projeto da Rota Quadrante Rondon, lembrou que o município é a porta de entrada e saída de turistas do mundo inteiro e de migrantes que usam a rota do Pacífico como corredor internacional.

Milza Assis dividiu a certificação internacional da política com migrantes com os servidores municipais. Foto: Raylanderson Frota

Em seu discurso, a vice-governadora e titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, colocou o Estado à disposição para o fortalecimento das políticas assistenciais. “Grandes obras são um meio. As ações precisam chegar na ponta, onde estão os mais necessitados da mão amiga do Estado”, assegurou.

A titular da SEASDH lembrou do reconhecimento internacional concedido pela Organização Internacional de Migração (OIM), órgão ligado às Organização das Nações Unidas (ONU), o Selo MigraCidades. Para ela, o Acre e Assis Brasil dividem a certificação de boas práticas nas políticas de imigração.

“Parabéns a todos os servidores do Município que foram fundamentais para que o Acre recebesse esse selo internacional que coroa todo um trabalho humanitário em atenção aos migrantes que por aqui passaram e que ainda residem nos abrigos. Esse reconhecimento é nosso e aqui reafirmamos nosso trabalho em defesa da dignidade das pessoas de todos os países”, concluiu.

Vice-governadora Mailza Assis visita obras de habitação e reafirma fortalecimento das políticas de direitos humanos e migração na tríplice fronteira appeared first on Noticias do Acre.