domingo, 23 fevereiro, 2025
23.3 C
Rio Branco

STF julga o alcance da proibição ao nepotismo em cargos políticos

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou, nesta quarta-feira (19), a análise de um recurso que debate se a proibição do nepotismo deve incluir cargos políticos, como secretários municipais, estaduais e ministros de Estado.

 

A discussão gira em torno da legalidade da nomeação de cônjuges, companheiros e parentes de autoridades até o terceiro grau para funções no alto escalão do governo. A Corte proíbe, desde 2008, a contratação de parentes até 3º grau para cargos públicos.

O caso surgiu após o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) invalidar uma lei municipal de Tupã (SP) que autorizava esse tipo de indicação. No recurso apresentado, a defesa argumenta que tais nomeações não infringem a Súmula Vinculante 13, que impede o nepotismo.

Por se tratar de um julgamento com repercussão geral, a decisão do STF servirá como referência para casos semelhantes na Justiça. Até o momento, a Corte ainda não concluiu o julgamento.

Prefeito de Rio Branco nomeou esposa como chefe de gabinete

No início do mês, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), nomeou sua esposa, Kelen Rejane Nunes Bocalom, para ser chefe de gabinete na prefeitura. Kelen pode receber até R$ 28,5 mil no cargo.

A nomeação alega que o cargo é político e não administrativo, o que não se enquadraria na súmula do Supremo Tribunal Federal que trata da nomeação de parentes. O Ministério Público estadual apura o caso para verificar se pode ser enquadrado em caso de nepotismo.

Bocalom chegou a dizer à Coluna do Estadão que a funcionária – sua esposa – não será indemissível. “Se ver que não está dando conta, ela mesma entrega o trabalho”. Bocalom argumentou que a mulher tem o currículo necessário ao cargo, por ter chefiado o departamento jurídico do Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (Depasa) entre 2012 e 2021. “Ela dava os pareceres direitinho. Houve os maiores problemas nessa época e, graças a Deus, com ela não teve absolutamente nada”, seguiu Tião Bocalom.

Leia Também: Fila do INSS encosta em 2 milhões e atinge maior patamar desde governo Bolsonaro

Mais Lidas

Asteroide em risco de colisão? Agência Espacial Europeia tem boa notícia

Após os alertas emitidos pela NASA sobre o risco...

Preço do Oscar: Quanto custaram os indicados ao prêmio de Melhor Filme deste ano?

O Oscar de 2025 está chegando, e a corrida...

Homem é encontrado esfaqueado e vivo dentro de rio em Santa Cruz do Sul

Um homem de 29 anos foi encontrado gravemente ferido...

Com Musk, EUA e imigração, extrema direita busca resultado histórico em eleição na Alemanha

JOSÉ HENRIQUE MARIANTEBERLIM, ALEMANHA (FOLHAPRESS) - Friedrich Merz caminha...

Gesto de Bruno Fernandes chama a atenção após o empate do Man. United

Bruno Fernandes fez questão de dar, no sábado (22),...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo