O Sistema Nacional de Empregos (Sine) no Acre foi destaque em revista nacional do Fórum Nacional de Secretários do Trabalho (Fonset), edição comemorativa de 2024, lançada em fevereiro, com o título: desafios para o mercado de trabalho. A revista aborda os mais de 35 mil atendimentos realizados pelo órgão durante o ano passado e a aproximação das empresas do trabalhador. Para o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, o reconhecimento é fruto de um trabalho em equipe que visa reinserir profissionais no mercado de trabalho.
“A pedido do governador Gladson Cameli o estado tem ampliado a interação com a comunidade, focando no crescimento de empresas locais e na troca de informações entre empregador e trabalhador”, assegurou.
Ainda de acordo com Mesquita, a parceria entre o Estado e o instituto Êxito, que oferece em tempo real mais de 600 cursos gratuitos na modalidade EAD e as ações do Polo Digital, que oferece qualificação gratuita de forma presencial, vem contribuindo com a reinserção do cidadão no mercado de trabalho.
“O impacto da qualificação também reflete diretamente na empregabilidade local. Com mais pessoas capacitadas, as empresas conseguem encontrar mão de obra mais preparada, o que favorece o desenvolvimento de projetos e aumenta a competitividade”, acrescentou.
A edição especial destaca que em 2023 o Acre alcançou a menor taxa de desemprego dos últimos 11 anos (6,2%) e o crescimento do emprego formal em 2024 (13,1%), impulsionado pelas ações conjuntas das instituições governamentais e pelo crescimento econômico da região.
A coordenadora do Sine no Acre, Jaqueline Castro, destacou os investimentos feitos em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e, ainda, o processo de migração do Sine para Casa do Trabalhador. “O novo modelo oferece mais qualificação para quem busca uma vaga de emprego”, disse.
De acordos dados do Sine, em 2024 foram mais de 35 mil atendimentos e 4 mil encaminhamentos ao mercado de trabalho no Acre. “A parceria com a iniciativa privada permite novos cadastramentos, acompanhamento do processo de trabalho. Por meio do Sine Fácil, os cidadãos acessam, ainda, serviços como seguro desemprego, pesquisas de vagas e consultas como abano salarial, sem precisar enfrentar filas”, acrescentou Jaqueline.
Serviços
Para quem não tem acesso a internet o atendimento é realizado pelos telefones 3224-5094 e 3223-3246 ou, de forma presencial, na Organização em Centros de Atendimentos (OCA). O Sine também reestruturou seu atendimento, oferecendo guichês e apoio psicológico para os cidadãos.
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