Por Gabrielly Martins
Buscando conscientizar e promover o enfrentamento à violência moral e sexual no ambiente de trabalho, a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), realizou nesta terça-feira, 4, em Rio Branco, a primeira ação de 2025 do programa Não Se Cale. A palestra foi dirigida aos servidores da Secretaria de Estado do Governo (Segov).
A campanha, instituída pelo governo do Acre, oferece suporte e orientação para as mulheres e atua por meio de ações educativas, com divulgação de cartilha digital e dos meios de denúncia, além de promover debate sobre o impacto psicológico e social das vítimas.
De acordo com o titular da Segov, Luiz Calixto, a iniciativa é de extrema importância para combater, conscientizar e reduzir os casos de assédio moral e sexual, principalmente nas repartições públicas. “Este momento é primordial não só para a conscientização, mas para que as vítimas se sintam confortáveis para denunciar”, disse.
Durante a palestra, a equipe do Departamento de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher, responsável pela ação, disponibilizou cartazes para divulgação interna da campanha, com o objetivo de ampliar o acesso ao conteúdo educativo.
A chefe do Departamento de Enfrentamento da Semulher, Joelda Paes, explica que a execução da campanha com os servidores de secretarias estaduais busca uma relação efetiva de denúncias e resolução de casos, para rompimento do ciclo de violência. “Dessa forma, a partir das denúncias e desse acompanhamento, conseguimos garantir a mudança de setor, prevenir conflitos e garantir a saúde física e mental das vítimas”, afirmou.
Para a servidora Karolina Khettle, a palestra foi educativa e essencial para tirar suas dúvidas. “É bom saber que nós temos meios de apoio e estrutura para denunciar, e, acima de tudo, reconhecer temos voz”, destacou.
The post Semulher ministra palestra Não Se Cale a servidores da Secretaria de Governo appeared first on Noticias do Acre.