O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) firmou parceria com a Casa Terapêutica Shalon, em Rio Branco, com o objetivo de ajudar na recuperação de dependentes químicos. Em visita à instituição na manhã desta sexta-feira, 14, a vice-governadora e titular da SEASDH, Mailza Assis, inaugurou uma Sala de Multimídia destinada à capacitação dos acolhidos.
Recepcionada pela equipe de coordenação da comunidade e pelo presidente da Associação Cristã de Apoio e Acolhimento a Pessoas em Estado de Vulnerabilidade (Acapev), Pastor Francelino da Cruz, Mailza visitou as dependências da casa de acolhimento e dialogou sobre parcerias.
“Esse trabalho de acolhimento precisa de um olhar diferenciado pelo serviço de proteção e apoio as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. Saibam que no que depender da SEASDH, estaremos apoiando para reforçar vínculos comunitários, diminuir preconceitos e violações de direitos humanos”, garantiu Mailza.
Entre as ações que serão desenvolvidas em parcerias, o Estado vai promover inclusão, por meio do Programa Guarda Roupa Social, e o direito de acesso à documentação. A documentação de internos foi uma das principais necessidades apresentadas pelo presidente da casa acolhedora, Elton Fonseca.
Ao conhecer a estrutura de serviços profissionalizantes oferecidos pela Casa Shalon, como a Panificadora e a Sala Multimídia, a SEASDH vai buscar apoio junto ao Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional (Ieptec) e o Polo Digital/Seict, no sentido de estabelecer políticas de reinserção social e produtiva para os dependentes químicos.
“A reinserção assume o caráter de reconstrução das perdas. A capacitação ajuda a pessoa a exercer o direito de cidadão. Por intermédio da Casa Shalon estaremos desenvolvendo um plano-piloto capaz de fortalecer a rede de proteção e ajudar dependentes químicos em todo o estado”, acrescentou Mailza.
Mailza também determinou um levantamento entre os internos para a inscrição no Cadastro Único dos Programas Sociais do governo federal e o recebimento de benefícios assistenciais, serviços que serão estendidos com outras instituições congêneres.
O presidente da Casa Shalon, Elton Fonseca, afirmou que essa foi a primeira vez que uma autoridade do Poder Executivo visitou a instituição. “Nos sentimos acolhidos pela visita da vice-governadora”, disse Fonseca.
Para o pastor Francelino da Cruz, presidente da Acapev, o encontro será um divisor de águas na gestão de acolhimento. A Casa Shalon há 14 anos trabalha com recuperação de dependentes químicos. “Temos um leque de serviços amplo para trabalhar com todas as idades. O apoio do Estado é fundamental para ampliar nossas atividades”, destacou Francelino.
A Sala de Multimídia contou com recursos de uma emenda parlamentar do vereador Raimundo Neném. A estruturação tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da SEASDH.
Participaram do encontro o representante da Secretaria Municipal de Saúde, Juraci Nogueira; o assistente social Hellienay Alves; o pastor da Assembleia de Deus, Jucemir Bernardino; o deputado federal cel. Ulisses Araújo, e o monitor Valdemir Marcondes.
SEASDH e Casa Terapêutica Shalon firmam parceria para ajudar na recuperação de dependentes químicos appeared first on Noticias do Acre.