O Ministério da Saúde – por meio do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (Dathi/SVSA) – divulgou esta semana o Painel Logístico de Medicamentos. O objetivo é divulgar informações detalhadas sobre o consumo, o saldo e a cobertura dos medicamentos antirretrovirais destinados às profilaxias e tratamentos de HIV, aids e antivirais para hepatites virais B e C no Brasil.
A ferramenta é uma estratégia de transparência ativa da pasta ministerial e está disponível para acesso pela internet. “Quase que diariamente recebemos demandas sobre a situação de cobertura na rede pública de saúde por parte da sociedade civil como representantes de movimentos sociais, imprensa e gestão local. Com o painel, a nossa intenção é facilitar o acesso à informação para contribuir com a tomada de decisão e até mesmo controle social”, destaca o diretor do Dathi, Draurio Barreira.
O Painel será atualizado semanalmente e as informações poderão ser filtradas por situação de abastecimento em unidades da federação, municípios, regionais, unidades dispensadoras de medicamentos (UDMs) e consultas em nível nacional, com base nos dados registrados no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos HIV (Siclom HIV) e HV (Siclom HV), utilizado pelas instituições cadastradas na rede de ressuprimento desses sistemas. “O Painel Logístico vai possibilitar o acompanhamento da movimentação de medicamentos, o que permitirá identificar mais rapidamente possíveis problemas e respostas ágeis e eficientes para os cuidados com HIV e hepatites virais”, afirma Draurio.
Para a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, a partir da análise dos dados logísticos, é possível realizar análises preditivas e identificar tendências de consumo, permitindo um planejamento mais eficiente da aquisição e distribuição de medicamentos. Isso ajuda a prevenir situações de desabastecimento e a garantir que os medicamentos estejam disponíveis quando e onde forem necessários. “Ao disponibilizar dados sobre estoque, distribuição e consumo de medicamentos, o painel virtual permite identificar gargalos, ineficiências e possíveis problemas de desabastecimento. Com base nessas informações, gestores podem tomar decisões mais assertivas e implementar medidas para otimizar a logística e garantir o acesso da população aos medicamentos”, complementa a secretária.
Além do Painel, o Dathi/SVSA/MS disponibilizou orientações rápidas sobre como a ferramenta pode ser explorada. Saiba mais em: gov.br/aids
Ádria Albarado
Ministério da Saúde