A prefeitura, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) deu início a uma campanha de recadastramento nos bairros da capital, com o objetivo de atualizar o cadastro de seus usuários do sistema de abastecimento e saneamento, garantindo melhorias na prestação dos serviços à população.
Um dos principais desafios enfrentados pelo Saerb é a alta taxa de desperdício de água, que poderia abastecer regiões onde o fornecimento é insuficiente. Grande parte desse desperdício ocorre devido a ligações clandestinas, que não apenas comprometem a distribuição, mas também causam danos à rede, resultando em rompimentos e contaminação da água potável por ligações irregulares com o esgoto, o que representa um grave risco à saúde pública.
De acordo com o diretor-presidente Enoque Pereira, o principal objetivo dessa ação é reduzir o desperdício de água, que também representa um prejuízo financeiro para o Saerb, uma vez que a autarquia arca com os custos de captação, tratamento e distribuição da água que não chega ao destino final devido a irregularidades no sistema.
“Nosso principal objetivo com essa ação é combater o desperdício de água, que não afeta apenas o abastecimento da população, mas também gera um alto custo para o Saerb. Com o recadastramento, queremos melhorar a eficiência do sistema, garantindo que a água tratada chegue a quem realmente precisa”, destacou.
Além dos impactos no abastecimento, as ligações clandestinas são consideradas crime de furto qualificado, podendo resultar em penalidades como multa, registro de boletim de ocorrência e até suspensão do fornecimento de água ao imóvel infrator.
Segundo o gerente comercial Jamerson Valle, o recadastramento vai aprimorar os serviços prestados à população.
“O recadastramento é essencial para termos um controle mais preciso da quantidade de imóveis abastecidos e seus reais consumos, para avançarmos com o consumo e a melhoria da distribuição de água em Rio Branco. Com essas atualizações, podemos identificar e regularizar ligações clandestinas, reduzir perdas e melhorar a qualidade dos serviços prestados. Além disso, garantimos que os recursos investidos no abastecimento sejam utilizados de forma eficiente, beneficiando toda a população.”
Para garantir uma atualização cadastral eficiente, o Saerb pretende percorrer todos os bairros de Rio Branco, assegurando um serviço de qualidade e maior controle do sistema de abastecimento, beneficiando toda a população.