Saerb esclarece que alagamento na Sobral foi causado por forte chuva, não por descarte da ETA II
Após a repercussão do alagamento ocorrido na Rua Plácido de Castro, no bairro Sobral, o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) divulgou uma nota neste sábado, 22, esclarecendo que o problema não foi causado por descartes de água da Estação de Tratamento de Água II (ETA II).
De acordo com o órgão, equipes técnicas estiveram no local durante a chuva e constataram que o acúmulo de água foi resultado da intensa precipitação em um curto período, o que sobrecarregou o sistema de drenagem e levou ao transbordamento dos córregos da região.
O Saerb também apontou que a ocupação irregular das margens dos córregos tem agravado os efeitos das chuvas, contribuindo para o assoreamento e dificultando a vazão da água.
“Observamos que a invasão da faixa de proteção, com construções irregulares próximas aos córregos, compromete a capacidade de escoamento e intensifica os impactos das chuvas fortes”, destacou o órgão na nota.
Ainda segundo o Saerb, todos os descartes da ETA II são direcionados para locais adequados e não representam risco à população. O órgão afirmou que continua monitorando a situação e que medidas estruturais podem ser adotadas para reduzir os impactos das chuvas em áreas vulneráveis.