A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou mais uma ação alusiva ao Fevereiro Roxo, com foco na conscientização sobre doenças como Alzheimer, lúpus e fibromialgia. Desta vez, foi realizada nesta sexta-feira (21), no Centro de Convivência para a Pessoa Idosa Cosme Morais – uma programação voltada especialmente para a Doença de Alzheimer.
A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo, caracterizado pela deterioração cognitiva e da memória, além de afetar a capacidade do indivíduo de realizar atividades diárias. De acordo com o Ministério da Saúde, o primeiro sintoma da doença – e o mais notável – é a perda de memória recente. Com o avanço da doença, surgem outros sintomas mais graves, como perda de memória remota (de fatos antigos), irritabilidade, dificuldades de linguagem e problemas de orientação no tempo e no espaço.

A coordenadora do ambulatório da pessoa idosa, Elanne Migueis, esteve presente no evento. Ela celebra a parceria entre as instituições para promover o bem estar à melhor idade.
“Hoje tivemos a parceria com o Grupo de Palhaços do Tenório e a participação de Marília Bonfim, da Fundação Municipal de Cultura e Esporte Garibaldi de Brasil. Também contamos com o apoio do Centro de Convivência para a Pessoa Idosa Cosme Morais, no Calafate, que cedeu o espaço e providenciou o lanche. Além disso, tivemos a colaboração da Urap Rozangela Pimentel, que atua aqui no Calafate, onde os idosos recebem atendimento da equipe de saúde. Esse grupo de idosos já existe há 13 anos. Esta parceria entre as secretarias trouxe a tradição oral acreana, com histórias e cantigas populares do folclore local, e também fez uma conexão com o carnaval, realizando o primeiro ‘grito do carnaval’ para os idosos aqui no Calafate.”

Integrante do grupo de idosos há mais de 13 anos, dona Rosângela da Silva fez questão de compartilhar sua alegria com a equipe.
“Ah, foi maravilhoso! Tudo o que acontece aqui é bom, é gostoso, é incrível. A gente se sente bem, se alegra, e consegue deixar de lado as tristezas e os pensamentos negativos. Eu me sinto maravilhosamente bem. Tudo foi ótimo, tudo foi legal, tudo foi essencial. É uma satisfação enorme poder colocar para fora as coisas negativas e nos sentirmos felizes e alegres. Aqui, deixamos a tristeza para trás e damos espaço para o que é positivo. Sou muito grata, adoro esse tipo de evento e programação. A equipe está de parabéns por nos proporcionar esse evento maravilhoso e excelente. Eu gostei muito e amo participar dessas iniciativas.”
Confira a programação das próximas ações em alusão ao “Fevereiro Roxo”
- Dia 26: Bloco de Carnaval para os idosos no Centro de Convivência para a Pessoa Idosa Cosme Morais.
- Dia 28: Encerramento da campanha “Fevereiro Roxo” na USF São Francisco.