Prefeitura de Brasileia apresenta o Plano de Contingência
Para planejar e organizar ações coordenada e integrada de prevenção e resposta em caso de uma possível alagação, a prefeitura de Brasileia através da Defesa Civil municipal apresentou nesta quarta-feira 26, o plano de contingência durante reunião com a presença do vice-prefeito Amaral do Gelo e secretários da gestão municipal.
No Plano de Contingência está o planejamento detalhado para a gestão de riscos e desastres naturais, organização das principais ações de prevenção, preparação, resposta, resgate de pessoas e animais domésticos além de recuperação durante a situação de emergência.
O Plano é fundamental para garantir uma atuação eficiente e coordenada da Prefeitura de Brasileia diante de eventos adversos, como enchentes, catástrofes, deslizamentos entre outros.
A estrutura da defesa civil construída no município há três anos conta com ampla e moderna sede própria. Onde são tomadas as principais decisões e comunicados para a população pelo comitê de crise formado por mais de 16 instituições na sala de situação durante eventos críticos naturais a exemplo da última inundação. Conta com ainda com o Centro de Monitoramento em tempo real do nível do Rio Acre Integrado com Agência Nacional de Águas (ANA), entre outros órgãos de meteorologia com previsão e alerta de forma precisa e antecipada.
Nesta semana completa um ano da maior alagação já registrada na história de Brasileia quando o manancial de águas do Rio Acre ultrapassou 15,58 metros e atingiu mais de 80 % da cidade além de deixar várias comunidades da zona rural do município isoladas. Ao todo mais de 15 mil pessoas foram afetadas.
Para o Prefeito Carlinhos do Pelado é prioridade e essencial o plano de contingência da defesa civil municipal com alerta prevenção e resposta em casos de desastres naturais. Contando ainda com envolvimento de forma integrada e coordenada com todas as secretarias da Prefeitura de Brasileia.
“Nos reunimos com todo secretariado da prefeitura de Brasileia a pedido do nosso prefeito Carlinhos do Pelado. E tivemos a grata satisfação de apresentar o plano de contingência a todas as secretarias municipais. Abrimos o plano, fizemos toda a explanação onde os secretários, dentro das suas pastas, exercem toda essa situação dentro do plano, ou seja, cada um é responsável por uma parte do seu plano e, com isso, nós conseguimos fechar o nosso plano de contingência integrado para esse ano, que de certa forma já estava pronto deste o final do ano o que faltava era só essa reunião de apresentação”, ressaltou Capitão do Corpo de Bombeiros -Emerson Sandro, Coordenador da Defesa Civil de Brasileia.
Sandro lembrou ainda o plano de contingência que no mesmo período no ano passado estava sendo executado durante alagação histórica no município.
“Inclusive, há um ano atrás, mais precisamente dia 27, nós estávamos com o pico da enchente histórica aqui em Brasileia. Que também o plano de contingência foi executado. Esperamos e acreditamos que este ano não será preciso o plano vai ficar só no planejamento porque até então não há previsão de inundação. Mas estamos prontos se for necessário, “afirmou.
Por Assessoria