Prefeito recebe visita institucional de membros da Força Nacional

Membros da Força Nacional estiveram em Xapuri nesta terça-feira, 18, fazendo algumas visitas institucionais a outros segmentos da Segurança Pública no Acre, como a Companhia da Polícia Militar no município, mas também a outras instituições, como a Prefeitura. Atualmente, eles participam, em Cruzeiro do Sul, do Curso de Instrução de Nivelamento e Conhecimento (INC), promovido pelo Ministério da Justiça e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

No gabinete, a comitiva liderada pelo tenente-coronel Fábio Veiga foi recebida prefeito Maxsuel Maia. Durante a conversa, o gestor deu as boas-vindas aos visitantes e explicou como o município tem sido parceiro das instituições ligadas à segurança pública no que diz respeito a ações voltadas para a área em que também considera ter responsabilidades.

“Ao contrário do que alguns pensam, segurança pública também é função da prefeitura, sim. A gente sempre pode ajudar, com iluminação pública, sistema de videomonitoramento, e aqui em Xapuri, além de estarmos muito bem servidos nessa área, nós trabalhamos em conjunto”, afirmou o prefeito.

O tenente-coronel Fábio Veiga explicou que, além da atividade em Cruzeiro do Sul, a equipe está aproveitando outras agendas que são relevantes e importantes para o Ministério, em especial para a Secretaria e Nacional de Segurança Pública e para a Força Nacional, como operações que acontecem em Capixaba, Rio Branco e Feijó.

“Então, estamos indo a alguns municípios adjacentes a essas operações para estreitar a amizade, para fazer uma visita de alinhamento, de cortesias, nos colocar à disposição, que essa é a função da Força Nacional: é trabalhar de forma conjunta, integrada, com os outros atores e os outros importantes órgãos de segurança pública, quer seja Polícia Penal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e todos aqueles operadores que trabalham na área de segurança”, concluiu.

O treinamento que está sendo realizado em Cruzeiro do Sul tem a duração de um mês e visa capacitar os profissionais para integrar o efetivo da Força Nacional. As aulas já começaram e estão sendo realizadas nas instalações do Instituto Federal do Acre (IFAC) e em outros pontos da cidade. O curso aborda temas como direitos humanos, técnicas de abordagem policial e veicular, controle de distúrbios civis, patrulhamento, manejo de armamentos e equipamentos.