Prefeito de Rio Branco visita desalojados após enxurrada na capital acreana

Acompanhado por secretários municipais e estaduais, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, visitou, na tarde de domingo (23), as famílias atingidas pelas enxurradas que afetaram Rio Branco no fim de semana. Os desabrigados estão sendo acolhidos na Escola Municipal Anice Dib Jatene.

O prefeito destacou a rapidez no atendimento às vítimas, ressaltando que não é a primeira vez que eventos desse tipo ocorrem na capital acreana. Pelo menos três grandes enchentes já foram registradas, e a atual, apesar de rápida, exigiu uma resposta imediata. A Defesa Civil e todas as secretarias municipais se mobilizaram prontamente para prestar assistência às famílias afetadas.

“Graças a Deus, nossa equipe agiu rápido. A Defesa Civil convocou e todas as secretarias se dispuseram a ajudar, indo ontem mesmo socorrer a população. O que me interessa é isso: que haja socorro imediato. A população de Rio Branco sabe que pode contar com a prefeitura. A Defesa Civil de Rio Branco atende imediatamente e o trabalho começou assim que foi necessário. Viramos a noite para atender as pessoas.”

Na escola cinco famílias foram acolhidas, totalizando 21 pessoas desalojadas. A ação rápida da prefeitura foi elogiada pelas autoridades que acompanharam o prefeito. O Governo do Estado reforçou seu compromisso com o município.

“O Governo do Estado vem acompanhando de perto todos os movimentos, colocando-se à disposição para dar suporte à Defesa Civil do município e à gestão da prefeitura, garantindo o cuidado com as pessoas”, informou Fábio Rueda, secretário de Representação do Governo do Acre, em Brasília.

“A Câmara Municipal, os vereadores e a prefeitura estão empenhados para amenizar o sofrimento da população. Temos trabalhado muito para trazer alento e assistência às pessoas afetadas”, disse o presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Joabe Lira.

“Desde as primeiras horas das chuvas, o prefeito Tião Bocalom acionou toda a equipe da prefeitura para mobilizar o apoio necessário à população atingida”, enfatizou o secretário da Semsa, Rennan Biths.

“Temos uma equipe preparada para lidar com esse tipo de evento. Com o apoio da Secretaria de Educação, disponibilizamos rapidamente esta escola como abrigo. Aqui, estamos atendendo cinco famílias, incluindo crianças, idosos e até um cadeirante. Garantimos assistência em saúde, apoio psicológico, kits de higiene e alimentação adequada”, explicou João Marcos Luz, secretário da SASDH.