O Instituto Federal do Acre (Ifac) deu posse, nesta terça-feira (18), ao novo gestor, Fábio Storch de Oliveira. A cerimônia, consolidou a transição de liderança na reitoria da instituição. O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacou a evolução da instituição ao longo da última década, ressaltando o trabalho excepcional realizado pela ex-reitora Rosana Cavalcante.
“O que era o IFAC há 10 anos atrás, aliás há 15 anos atrás e hoje nós temos uma instituição que é referência no Brasil, em todos os sentidos. O IFAC ganhou muito com a implantação do IFAC, e o trabalho que o IFAC fez ao longo desse tempo foi um trabalho excelente, excepcional, onde ajudou muito, não só a nossa juventude, mas as pessoas de idade também, porque aqui eu participei de diversas formaturas de pessoas idosas. Então parabéns à Rosana, parabéns ao Fábio, porque é isso que nós precisamos, educação e educação é que realmente prepara o nosso futuro.”
Rosana Cavalcante que esteve à frente da reitoria por dez anos, emocionou-se ao comentar o simbolismo do evento. O primeiro da instituição a contar com uma passagem formal de gestão entre reitores.
“Falei para o Fábio que se a gente fizer alguma coisa fora do sítio a gente está perdoado porque é a primeira vez que tem uma estrutura desse jeito onde um reitor passa a posse para outro reitor. A gente faz um momento único da nossa instituição passando o bastão. Então é um momento de muita emoção e a gente está muito feliz por todos vocês estarem aqui hoje para esse evento.”
O novo reitor, Fábio Storch de Oliveira, mestre em educação profissional, expressou seu entusiasmo e compromisso com a continuidade e expansão do Ifac.
“Olha, é um momento de muita alegria. Primeiramente, esse ano que o IFAC completa 15 anos de sua criação. Eu tive o privilégio de fazer parte da gestão liderada pela nossa reitora Rosana durante 10 anos e agora o nosso maior desafio é consolidar as unidades já existentes no IFAC e dar continuidade também ao projeto de expansão dos institutos federais.”
O governador do Acre, Gladson Cameli, também prestigiou a cerimônia, reafirmando seu apoio à instituição.
“Quando eu era deputado federal, eu sempre fui um defensor dessa tão importante instituição que educa as pessoas, que cria oportunidade, que realiza sonhos. E eu quero que a minha presença, que eu me colocasse sempre à disposição, porque o sucesso do IFAC é o sucesso do Acre.”